O Instituto Claro se uniu às organizações sociais parceiras de conteúdo do projeto Aprendendo Sempre. A iniciativa é uma plataforma […]
O Instituto Neoenergia, em parceria com o Instituto Ekloos, lançou a segunda edição do programa de Aceleração Social Impactô. O […]
O Instituto Natura, a Fundação Lemann e a Associação Bem Comum atua em parceria com governos estaduais e seus municípios […]
A Lojas Renner, por meio de seu braço social, o Instituto Lojas Renner, irá apoiar instituições hospitalares para atender às […]
Para avançar com as estratégias e melhorias no aprendizado da rede municipal de Casimiro de Abreu, as formações do Projeto […]
Com a pandemia, bares, restaurantes e hotéis foram fechados, prejudicando imensamente a renda dessas famílias. Esta semana, o Instituto JCPM […]
O Instituto Jatobás e o Centro Max Feffer acreditam no potencial da economia criativa como uma dos pilares para o […]
Lançada no dia 3 de abril último, a campanha Nós nos importamos. E você? Uma iniciativa do Instituto Jama, através […]
A campanha NÓS tem alcançado muitas famílias! E, graças a você que está doando junto conosco, alcançaremos ainda mais! O […]
Uma parceria entre a InterCement e as empresas Raízen e Integra Logística possibilitou a doação de 2,1 mil litros de […]
Contribuindo com os esforços de controle da pandemia de Covid-19, a Iguá Saneamento realizou a doação de 362 mil sabonetes […]
O Instituto GPA está doando mais de 300 mil itens para diversas instituições parceiras para auxiliar seus beneficiários em meio […]
O Instituto Claro se uniu às organizações sociais parceiras de conteúdo do projeto Aprendendo Sempre. A iniciativa é uma plataforma que disponibiliza materiais que podem auxiliar na promoção de atividades de ensino e aprendizagem fora das escolas durante o período de pandemia ocasionado pelo novo coronavírus (covid-19).
O site reúne sugestões de recursos para a preparação e a transmissão de aulas online, uma agenda de eventos, cursos, webinários, atividades de formação e soluções digitais gratuitas que podem ser utilizadas por professores e alunos. O objetivo é apoiar gestores escolares, professores, pais e responsáveis a garantirem que os estudantes brasileiros possam continuar os estudos enquanto as escolas estiverem fechadas e as aulas presenciais suspensas.
O Instituto Neoenergia, em parceria com o Instituto Ekloos, lançou a segunda edição do programa de Aceleração Social Impactô. O edital irá selecionar 16 organizações sociais, dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, considerados foco da pandemia, que serão beneficiadas com um aporte emergencial de R$ 20 mil. As inscrições vão até 18 de maio.
O Instituto Neoenergia, em parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) se uniram para promover a distribuição de quentinhas às populações vulneráveis de comunidades no Rio de Janeiro e São Paulo. Para isso, contam com suporte dos empreendedores locais dessas regiões. A ação integra o projeto Pessoas e Negócios Saudáveis, promovido pelo CIEDS, e é mais uma das iniciativas emergenciais do Instituto no enfrentamento à pandemia da Covid-19, para garantir a segurança alimentar de pessoas em alta vulnerabilidade social e gerar renda aos empreendedores das comunidades da Maré, Santa Luzia e Coqueiro, no Rio de Janeiro, e Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato, em São Paulo.
O Instituto Natura, a Fundação Lemann e a Associação Bem Comum atua em parceria com governos estaduais e seus municípios para garantir a alfabetização das crianças na idade certa. Devido ao contexto atual e pensando na segurança de todos, as viagens aos estados foram canceladas e a rotina de trabalho foi adequada para o modo remoto, com reuniões semanais online de 2 horas (a depender da disponibilidade do estado) e apoio no uso de aplicativos de videoconferência.
Além disso, apoiam, em conjunto com nossos parceiros Instituto Sonho Grande e ICE – Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, a implementação de políticas públicas estaduais que promovam Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Atualmente colaboram com 19 estados brasileiros.
Neste momento de crise, focam esforços em 2 grandes ações:
O Instituto Natura se uniu a um grupo que reúne Secretários Estaduais e Municipais (CONSED e UNDIME) e as principais organizações do 3º Setor para desenhar e executar ações para apoio às redes públicas de educação diante da crise do coronavírus, tais como:
As Consultoras e Consultores de Beleza Natura formam uma enorme rede de apoio e financiamento das ações do Instituto Natura, através da venda da linha de produtos Natura Crer Para Ver e abdicação de seus lucros em prol da educação brasileira. Essa rede de Consultoras e Consultores e seus familiares estão sendo afetados pela crise causada pelo coronavírus.
Por isso, em parceria com a Natura e Crer Para Ver, estão disponibilizando conteúdos educacionais pensados e desenvolvidos especialmente para este momento: a série se chama Passando pela Crise e contém orientações sobre como reconhecer e não disseminar fake News, vendas pela internet, orçamento doméstico, supermercado, além de conteúdos sobre saúde mental.
Plataforma gratuita que concentra e organiza mais de 30 mil recursos digitais de aprendizagem voltados a estudantes, pais e professores. São vídeos, jogos, infográficos, animações, apps, livros digitais e muito mais, divido por disciplina, ano e tipo de recurso. Os conteúdos estão alinhados à nova BNCC e podem ser acessados por computadores, celulares ou tablets.
Cursos gratuitos e online, que oferecem formação continuada para alfabetizadores com apoio em vídeos, textos e imagens e ainda estimulam a troca entre profissionais de educação. O objetivo é auxiliar a professora ou o professor a aprimorar as práticas pedagógicas, planejar a sua aula e descobrir novos caminhos para que seus alunos estejam alfabetizados até o 2º ano do Ensino Fundamental. Ao concluir os cursos, recebe-se certificados emitidos por instituição reconhecida pelo MEC.
A plataforma Conviva Educação é um sistema de gestão gratuito voltado ao dirigente municipal de educação e às equipes técnicas das secretarias. No site também há uma curadoria de notícias, onde estão organizadas informações relevantes sobre o COVID-19 e seus impactos na Educação. Uma plataforma online e gratuita, que reúne soluções, orientações, experiências e materiais pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para apoiar gestores educacionais, professores e famílias a garantirem que todos os estudantes continuem aprendendo e se desenvolvendo durante a pandemia de Covid-19. O site será atualizado constantemente, o tempo que for necessário. Aprendendo Sempre é resultado de um esforço coletivo de organizações sociais do terceiro setor.
A Lojas Renner, por meio de seu braço social, o Instituto Lojas Renner, irá apoiar instituições hospitalares para atender às suas necessidades mais urgentes no combate ao coronavírus no Brasil. O apoio, no total de R$4,1 milhões, servirá para custear a aquisição de suprimentos básicos e fundamentais no tratamento da doença e conter sua disseminação.
A companhia também vai dar suporte para comunidades na região sul do país, onde fica localizada a sede da empresa e estão concentrados boa parte de seus fornecedores. O apoio é destinado para a compra de insumos para hospitais responsáveis por unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), tidos como importantes centros de tratamento no combate à doença. As instituições são os hospitais São José, em Criciúma, São Donato, em Içara – ambos de Santa Catarina, os hospitais Conceição e Clínicas, de Porto Alegre, além de unidades de saúde referência em São Paulo, como o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP).
Além disso, o Instituto Lojas Renner direcionará parte do valor à comunidade do bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, próximo à sede administrativa da companhia, onde vivem aproximadamente 35 mil pessoas. O foco, neste momento, é dar assistência aos grupos familiares com crianças e adolescentes atendidos por nove organizações da sociedade civil na Bom Jesus e os serviços da Assistência Social que atendem famílias na mesma região. Outra iniciativa será assegurar a renda mínima de recicladores do Centro de Educação Ambiental (CEA) e costureiras, que já eram apoiadas pelo Instituto.
Para avançar com as estratégias e melhorias no aprendizado da rede municipal de Casimiro de Abreu, as formações do Projeto Transformar têm acontecido de forma virtual.Esta semana, mais de 30 educadores e gestores escolares puderam refletir com o poema “Bem no Fundo” e participar do debate “E quando tudo passa, como retomar?”.
A ideia do encontro foi conversar sobre “o que” precisará ser considerado no planejamento da volta às aulas. Temas como planejamento das situações de ensino, participação das famílias, como manter um ambiente acolhedor mesmo com o distanciamento, também foram mencionados.O Projeto Transformar, que acontece desde 2015, promove a formação continuada de educadores visando a melhoria da gestão educacional e a atuação dos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, em Casimiro de Abreu.
Com a pandemia, bares, restaurantes e hotéis foram fechados, prejudicando imensamente a renda dessas famílias. Esta semana, o Instituto JCPM de Compromisso Social realizou novas doações de cestas básicas na comunidade, totalizando até agora 400 unidades. Na região Nordeste, onde o IJCPM atua, já foram quase 15 mil cestas doadas. O IJCPM, que no Recife atua prioritariamente com jovens do Pina e de Brasília Teimosa, tem ampliado seu alcance e atuado em parceria com diversas instituições para distribuir cestas básicas. Entre abril e o começo de junho, foram quase 15 mil cestas onde o Instituto tem unidade (Salvador, Fortaleza, Aracaju e Recife).
O Instituto Jatobás e o Centro Max Feffer acreditam no potencial da economia criativa como uma dos pilares para o desenvolvimento local, gerando renda e bem-estar à população. Assim, em abril, lançaram o edital Max Quarentena, com o objetivo de apoiar artistas e empreendedores culturais que foram afetados pelo cenário de pandemia do novo coronavírus. Das propostas recebidas, 38 foram selecionadas e contratadas nesse momento.
Além disso, irá beneficiar artistas e empreendedores criativos, a iniciativa também oferece uma programação cultural diversificada e de qualidade para a população, contribuindo para o seu entretenimento durante o isolamento social. Após esse período, o apoio continuará. A programação online permanecerá disponível e serão executados projetos presenciais, também selecionados pelo edital Max Quarentena.
Lançada no dia 3 de abril último, a campanha Nós nos importamos. E você? Uma iniciativa do Instituto Jama, através de sua consultora-executiva Janaína Audino recebeu imediata adesão de executivos, profissionais liberais e outras pessoas interessadas em ajudar vítimas da pandemia do coronavírus no Rio Grande do Sul. A ação concentra-se em três pontos prioritários: mobilizar pessoas que querem colaborar e não sabem exatamente como fazê-lo, oferecer-lhes alternativas confiáveis de instituições sociais e comprovar que, mesmo estando em quarentena, as pessoas podem praticar a solidariedade.
Seis organizações atuantes e reconhecidas por seu trabalho social fazem parte do portfólio de lançamento, mas dezenas de outras integram o cadastro à disposição do público para o direcionamento das contribuições. As doações podem ser encaminhadas diretamente ao Instituto Cultural Floresta (ICF), à Central Única das Favelas (Cufa), à Associação Saúde da Criança, à Casa de Apoio Madre Ana, à Aldeia da Fraternidade e à Associação Beneficente Santa Zita de Lucca.
Nas últimas semanas, o Instituto Jama se uniu à Cufa e ICF para fomentar a chegada de alimentos e produtos de higiene e limpeza às famílias de comunidades mais vulneráveis no Rio Grande do Sul. A Cufa vem fazendo um trabalho incansável de mapear os núcleos mais necessitados, mas é difícil estabelecer um critério para fome. O ICF conta com o cadastro de 350 entidades, fornecido pelo Banco de Alimentos, mas os pedidos vão além destas organizações cadastradas.
A campanha NÓS tem alcançado muitas famílias! E, graças a você que está doando junto conosco, alcançaremos ainda mais! O valor arrecadado será revertido em alimentos e kit de higiene e limpeza para moradores de comunidades que estão sendo diretamente afetados pela crise do coronavírus. Queremos agradecer a todos que nos ajudaram com a campanha Nós. Mais de 40.000 pessoas foram beneficiadas em 90 comunidades atendidas. Esse apoio ainda é essencial para as famílias em situação de vulnerabilidade social, afetadas pelo isolamento social.
Para você que ainda não doou, dá tempo! A cada R$ 1 que você doar, nós doaremos mais R$ 1. Juntos nós vamos fazer a diferença!
Uma parceria entre a InterCement e as empresas Raízen e Integra Logística possibilitou a doação de 2,1 mil litros de álcool 70% líquido a 175 estabelecimentos de saúde. Esse produto, que tem ação germicida e capacidade para desestabilizar os vírus e as bactérias, é indicado para a limpeza de superfícies e está sendo amplamente utilizado em ambientes com grande circulação de pessoas como forma de prevenção ao coronavírus.
Para amenizar os impactos sociais provocados pela disseminação do coronavírus no país, o Instituto InterCement lançou a campanha Ser+ Solidário em 14 cidades, de 8 estados. O objetivo é somar esforços com as comunidades locais para oferecer assistência à população mais impactada pela pandemia, seja com medidas de proteção ou de alívio.
A iniciativa, que tem caráter emergencial, tem viabilizado, por exemplo, a destinação de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza, confecção e destinação de máscaras às famílias mais vulneráveis socialmente. Em São Miguel dos Campos, a empresa contribuiu com o equivalente a 1.100 quilos de produtos e pretende, no mínimo, triplicar esse quantitativo com a adesão de parceiros na cidade. A campanha está em andamento e tem finalização prevista para o dia 12 de junho.
Contribuindo com os esforços de controle da pandemia de Covid-19, a Iguá Saneamento realizou a doação de 362 mil sabonetes para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A distribuição foi feita para entidades assistenciais como asilos, abrigos e albergues, lideranças comunitárias de bairros periféricos, espaços públicos e unidades de saúde nas cidades em que a empresa atua.
Foram aproximadamente R$ 256 mil investidos na ação que integra os esforços da campanha “Cuidar da água é o nosso jeito de cuidar de você” (www.iguasa.com.br/juntos). Promovida pelo grupo para cooperar com o enfrentamento do coronavírus e voltada para a valorização da saúde por meio do saneamento básico. A Iguá atua em parceria com os gestores municipais desde o início da pandemia. A companhia já doou mais de 15 toneladas de hipoclorito de sódio e de cálcio – substâncias utilizadas no tratamento da água – para a produção de desinfetantes que estão sendo destinados à higienização de ambientes públicos.
Além disso, todas as operações da empresa isentaram as famílias de baixa renda inscritas no programa tarifa social do pagamento da conta por 60 dias. A Iguá também comprometeu-se a não realizar cortes no fornecimento água neste momento, em apoio às medidas adotadas por estados e municípios. “Aderimos também ao movimento #nãodemita, preservando o emprego de 1,5 mil colaboradores, que diariamente saem de casa e trabalham para garantir a segurança e o bem-estar dos nossos clientes”, diz Guimarães.
O Instituto GPA está doando mais de 300 mil itens para diversas instituições parceiras para auxiliar seus beneficiários em meio ao cenário de pandemia da Covid-19. Cada uma de nossas bandeiras irá apoiar fundos emergenciais para auxiliar microempreendedores, pequenos negócios comunitários e comunidades em regiões de alta vulnerabilidade social no subsídio de suas iniciativas e negócios durante esse período.
Para apoiar as iniciativas dessa grande rede de solidariedade, os membros do Conselho de Administração, do Comitê Executivo e dos Comitês de Assessoramento do GPA também decidiram doar 25% da sua remuneração nos meses de maio e de junho. A iniciativa envolve todos os membros do Conselho de Administração, dos Comitês de Assessoramento e do Comitê Executivo da companhia, e adiciona mais de 230 toneladas de alimentos ao volume total já doado.
Nos aplicativos Pão de Açúcar Mais e Clube Extra, nosso(a) cliente têm a possibilidade de reverter as estrelas acumuladas no programa Meus Prêmios em doações de cestas básicas ou dinheiro para as instituições. Nas lojas (Pão de Açúcar, Extra, Assaí e Compre Bem) também são pontos de recebimento de doações de alimentos e produtos de higiene e limpeza para mais de 350 instituições parceiras do Instituto GPA em todo o Brasil. Por meio do site paodeacucar.com, é possível realizar a doação de cestas básicas para a instituição Amigos do Bem, que trabalha para mudar a realidade de 75 mil pessoas do sertão nordestino. São projetos de educação, geração de renda, saúde, acesso à água e moradia, além da destinação de produtos e alimentos para as famílias.
Emergência Covid-19 – Coordenação de ações da filantropia e do investimento social em resposta à crise é uma iniciativa do GIFE para contribuir com a articulação e a colaboração entre as organizações de filantropia para que possamos responder ao atual momento da forma mais efetiva, eficiente e com o maior impacto positivo possível na superação desse desafio e de todos os danos por ele provocados.
A situação atual traz impactos para a sociedade como um todo e afeta de forma ainda mais contundente as pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Além disso, é imprescindível fortalecermos o Sistema Único de Saúde (SUS). Acreditamos que todas e todos, em nível individual e institucional, temos uma enorme responsabilidade compartilhada enquanto cidadãs e cidadãos.
Assim, institutos, fundações, empresas e outras organizações que se dedicam a contribuir com os diversos desafios da agenda pública, por meio de iniciativas de filantropia e investimento social privado, têm um papel fundamental a cumprir no atual contexto. A filantropia brasileira tem recursos financeiros, humanos, conhecimento, ferramentas, capital social, base de apoio, redes e uma conexão valiosa com a sociedade civil organizada. Todos esses elementos são essenciais nesse momento.
O contexto nos convoca e ao mesmo tempo nos apresenta uma enorme oportunidade de desenvolvimento no que diz respeito a nossa capacidade de colaboração e cooperação.
Para que possamos aproveitá-la e atender a esse chamado de interesse coletivo, se faz necessária a criação de espaços e ferramentas para que a colaboração possa acontecer e se desenvolver, com o desafio adicional de que o tempo de resposta é uma variável vital.
Essa plataforma procura contribuir com esse movimento que já vem acontecendo de forma espontânea desde o início da emergência.
Assim, convidamos todas as organizações de filantropia e investimento social privado a se somarem nessa missão coletiva.
Para entrar em contato conosco, escreva para [email protected]
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