Quando você imaginou ter a oportunidade de ver Barbara Streisand com Carlos Nobre, Jane Fonda com Soninha Guajajara, Ivan Lins […]
Casa do Povo junta-se a vizinhos do Bom Retiro, Luz e Campos Elíseos para ajudar você a ajudar outras pessoas […]
Junto com parceiros da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária – Unicafes, do CNS – Conselho […]
O Grupo Marista, em conjunto com a Associação de Moradores da Vila Torres de Curitiba, PUCPR e a Província Marista […]
Ajude a levar cestas básicas para 100 famílias na periferia de Peruíbe/SP durante 3 meses. Dessa forma, podemos diminuir sua […]
Os bairros da Zona Norte de São Paulo têm sofrido um grande impacto nas últimas semanas pela pandemia do Coronavírus. […]
No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, o projeto […]
Campanha ASA20: Um passo a frente na prevenção ao Covid-19 por tempo indeterminado. Pois, enquanto durar a pandemia, manteremos nosso […]
As organizações que integram a Rede no seu compromisso de promover, difundir e ampliar a filantropia para a justiça social […]
Devido à pandemia, causada pelo novo Coronavírus, que afeta o Brasil desde fevereiro, milhares de famílias encontram-se em situação de […]
O projeto é em parceria com: Conexsus Parceiros da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar Economia Solidária – Unicafes […]
Iniciativa desenvolvida pelas empresas Zoom&Buscapé em parceria com a Mosaico e Malwee. O objetivo é a criação de uma plataforma […]
Quando você imaginou ter a oportunidade de ver Barbara Streisand com Carlos Nobre, Jane Fonda com Soninha Guajajara, Ivan Lins com Jane Goodall ou Maria Gadú com Carlos Santana, Morgan Freeman e Nina Gualinga?
Bem, toda esta galera e muitos mais participarão do evento “Artistas pela Amazônia: Protegendo os Protetores”, foi transmitido no dia 28 de maio via Facebook e no site artistsforamazonia.org.
O avanço da pandemia do COVID-19 pela Bacia Amazônica ameaça a vida e o futuro das comunidades indígenas e tradicionais das florestas. O objetivo do evento foi captar recursos para o Fundo Emergencial da Amazônia que conta com indígenas em sua governança e apoia as comunidades indígenas no bioma amazônico (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela) para prevenção e cuidados urgentes; alimentos e suprimentos médicos; comunicações e evacuação de emergência; proteção e segurança para guardiões florestais; soberania alimentar e resiliência comunitária.
O círculo fundador da iniciativa “Artists for Amazonia” foi concebido originalmente pelos amigos Atossa Soltani fundadora da Amazon Watch e John Quiglei da Spectral Q, um gigante na promoção de conteúdos socioambientais na indústria americana do cinema e TV. O objetivo do grupo é inspirar a comunidade que produz conteúdo para entretenimento com o valor da floresta em pé, da biodiversidade e a riqueza de seus povos e culturas.
Casa do Povo junta-se a vizinhos do Bom Retiro, Luz e Campos Elíseos para ajudar você a ajudar outras pessoas na luta #ContraCovid19.
Você quer fazer algo, mas se perdeu no meio de tantas campanhas de financiamento coletivo? A Casa do Povo juntou-se aos vizinhos do Bom Retiro, Luz e Campos Elísios para ajudar você a ajudar quem está na ponta, focando em ações de auxílio a populações vulneráveis no nosso território.
Quem mais precisa? O que mais falta agora? Quais populações devem ser atendidas em prioridade? Quais são as iniciativas mais relevantes na região? A situação é dinâmica e as demandas mudam constantemente. Nesta “campanha de campanhas”, o objetivo é fazer uma ação integrada e distribuir esta arrecadação entre quem mais precisa no momento.
A cada meta atingida nesta campanha, a verba arrecadada é distribuída entre ONGs e coletivos organizados do bairro que trabalham junto a populações vulneráveis, garantindo assim, que a ajuda chegue onde mais precisa.
Participe e ajude a salvar vidas e diminuir os riscos de propagação do vírus na cidade. As doações começam a partir de 10 reais.
Casa do Povo [Instituto Cultural Israelita Brasileiro]
CNPJ 62 778 576/0001-31
Itaú (341)
Agência 0064
Conta corrente 03309-5
Junto com parceiros da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária – Unicafes, do CNS – Conselho Nacional de Populações Extrativistas e do Fundo Vale, foi criado um Plano de Resposta Socioambiental aos impactos que a pandemia de coronavírus terá na economia das cooperativas, associações e pequenos negócios da agricultura familiar sustentável e do extrativismo.
Apoiarão os negócios comunitários com financiamento através do Fundo Conexsus. Além disso, fornecerão assessoria para fortalecimento da gestão administrativo-financeira das organizações e destravamento do acesso às principais políticas de crédito público. O objetivo, assim, é salvaguardar e mitigar os impactos econômicos na saúde financeira dos negócios comunitários e sua base de produtores.
O Grupo Marista, em conjunto com a Associação de Moradores da Vila Torres de Curitiba, PUCPR e a Província Marista Brasil Centro Sul, promove a campanha SOS Vila Torres. O intuito é arrecadar doações financeiras e não financeiras que supram algumas necessidades básicas de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A comunidade da Vila Torres é formada por um grande número de famílias em situação de pobreza. Este dado se evidencia quando analisamos a renda média mensal per capita das famílias diretamente atendidas pelo Marista Escolas Sociais nesta comunidade, que é de apenas R$ 385. Ou seja, cerca de 80% deste público está abaixo da linha pobreza, com renda média mensal per capita de R$ 231. Além disso, 20% destas pessoas estão abaixo da linha da extrema pobreza, com renda média mensal per capita de R$ 47. Em geral, estas famílias se ocupam com a coleta de matérias recicláveis e outros trabalhos autônomos, dependendo em grande medida de benefícios sociais. Esta situação de vulnerabilidade socioeconômica é também a realidade das demais famílias da Vila Torres.
Como podemos acompanhar por todos o país, esta parcela da população é a que sofre mais rapidamente as consequências do necessário isolamento social. Assim, a Campanha SOS Vila Torres visa minimizar estas consequências, devidas às situações de vulnerabilidade às quais estas famílias estão submetidas, a partir da distribuição porta a porta de cestas básicas e produtos de higiene e limpeza. Já contam com a parceria de empresas como o Instituto GRPCOM, Stival Alimental, Grupo O Boticário, Landis+Gyr, Nutrimental, dentre outras.
Até o momento já foram arrecadados mais de 6.400 cestas. Por isso, foram atendidas mais de 1800 famílias. A meta é arrecadar 10.000 cestas a fim de contribuir com esta comunidade.
Dessa forma, vamos juntos superar esta crise em busca de um país ainda melhor.
Doações em dinheiro:
– Caixa Econômica Federal
– Agência 3153
– Operação 003
– Conta Corrente 689-6
– Associação Paranaense de Cultura – APC
Doações de alimentos e produtos de higiene e limpeza:
– Drive Thru
– Av. Comendador Franco, 1034, Curitiba, PR
– Segunda à Domingo das 8:00 às 17:00
Mais informações:
41 9 9106 9104
Ajude a levar cestas básicas para 100 famílias na periferia de Peruíbe/SP durante 3 meses. Dessa forma, podemos diminuir sua vulnerabilidade frente ao coronavírus!
As famílias moram na comunidade da Ilha Grande, área situada entre a várzea do Rio Preto e outros córregos. Sob chuvas e marés cheias frequentemente acontecem enchentes, desalojando a população. Caracteriza-se por uma área de ocupação irregular, sem saneamento básico, sem pavimentação e muitas vezes sem água encanada. Ademais, concentram trabalhadores em subempregos, empregos informais e muitos desempregados que dependem das oportunidades das temporadas. As famílias em sua maioria são extensas e chefiadas por mulheres, cuja renda principal vem de programas sociais, como o Bolsa Família.
Assim, realizaram contato prévio com as famílias agendando data e hora da retirada no Espaço Cultural Quilombo Baobá. Local onde as cestas serão previamente higienizadas.
Durante a distribuição, a equipe envolvida utilizará os EPIs (máscara, touca e luvas) e orientará as famílias quanto ao distanciamento social e uso dos equipamentos de proteção (a destacar máscara). Além disso, será orientado também comparecer apenas os adultos que se fizerem estritamente necessários para retirada, evitando ao máximo crianças e idosos no ambiente.
O Movimento #FamíliaApoiaFamília é uma plataforma aberta que convoca as famílias brasileiras a doarem e se cuidarem nesse momento. Conectam diretamente as ONGS que precisam de apoio para viabilizar cestas básicas para famílias desamparadas e doadores que possam ajudar.
Dessa forma, a intenção é que todos consigam visualizar quem está precisando de apoio e quem já conseguiu bater sua meta, em todo Brasil. A plataforma é ferramenta para uma doação mais estratégica, articulada. ONGs também podem saber do trabalho uma das outras e se ajudar. Um ponto de encontro. Uma campanha mobilizadora. Um painel para acompanharmos a evolução dessa linda rede de solidariedade que está se formando no país.
Essa iniciativa nasceu articulada por institutos e fundações filantrópicas, lideranças comunitárias e ONGs de base comunitária que se sensibilizaram por esta causa. Logo na sua primeira semana, já arrecadou mais de R$ 3 milhões destinados para diversas ações na ponta, beneficiando mais de 3 mil famílias. Esperamos que ela mobilize doações de muitas famílias pelo país afora, chegando nas ONGs e nas outras famílias que mais precisam de amparo nesse momento.
Os parceiros apoiadores do Movimento #FamíliaApoiaFamília são:
Caso queira ser um parceiro do Movimento #Famila Apoia Familia, escreva para [email protected]
Os bairros da Zona Norte de São Paulo têm sofrido um grande impacto nas últimas semanas pela pandemia do Coronavírus. Os números de pessoas infectadas pelo COVID-19 ou que têm perdido suas fontes de renda não param de crescer. Por isso, precisamos da sua ajuda para enfrentarmos juntos este momento que desafia a nossa sociedade!
O movimento ZN contra o Covid-19 MOVIMENTO ZN CONTRA O COVID-19 NASCEU PARA ESTENDER A MÃO DE QUEM QUER FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DOS MORADORES DA REGIÃO.
As empresas do Grupo Baumgart de maneira colaborativa organizaram este movimento para mobilizar pessoas dispostas a contribuir de forma positiva durante a pandemia e ajudar as comunidades. Dessa forma, sua doação será convertida em:
No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, o projeto Crescer sem Violência – parceria entre Fundação Roberto Marinho – por meio do Canal Futura, Childhood Brasil e UNICEF Brasil, com apoio do Google, Facebook e Instagram, promoveu uma mobilização de prevenção e conscientização sobre os riscos que crianças e adolescentes correm no ambiente doméstico e na Internet. Embora o isolamento social seja importante para conter a disseminação da Covid-19, a campanha destaca que os riscos se agravam com a atual situação, que tem levado ao confinamento de crianças e adolescentes, ao fechamento das escolas e a uma maior atividade online.
A cada 15 minutos, uma criança ou adolescente sofre violência sexual no Brasil e 77% dos agressores são do grupo familiar ou conhecido da vítima, segundo dados da Safernet. Com a hashtag #EmCasaSemViolência, serão promovidas atividades digitais e mobilização nas redes sociais, com dicas para proteger as crianças dentro de casa e os caminhos para denunciar abusos. A data marcou também o lançamento da parceria para a nova temporada da série “Que Corpo É esse? – Prevenção Online”, com o tema do enfrentamento aos riscos de violência online contra crianças e jovens, a ser exibida no ano que vem no Canal Futura. A estreia está prevista para o Dia da Internet Segura, em fevereiro de 2021.
A campanha contou também com uma semana de programação especial no Futura, com edições inéditas dos jornalísticos Conexão (dia 18) e Debate (dia 19); o lançamento nacional do documentário “”Um crime entre nós””, produzido pelo Instituto Liberta e Maria Farinha Filmes; e a exibição de episódios da série de animação “Crescer sem Violência/ Que Corpo é Esse?”. Na série, as situações vividas pelos personagens ajudam crianças, adolescentes, famílias ou educadores a refletir, de forma lúdica, sobre a importância da autoproteção, do diálogo aberto, do conhecimento do próprio corpo e do respeito.”
Instituição alerta que o isolamento social pode deixá-las expostas a situações ainda mais vulneráveis -A Childhood Brasil, instituição fundada há 20 anos pela Rainha Silvia da Suécia, lançou em maio, mês de conscientização ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, uma campanha para alertar sobre a situações de vulnerabilidade de meninos e meninas durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A mobilização do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente é realizada em 18 de maio, mas a organização decidiu reforçar a sua comunicação já desde o incio do mês. Criada pela World Childhood Foundation, a campanha foi adaptada pelos escritórios da instituição no Brasil, Suécia, Alemanha e Estados Unidos. O conceito “O Covid-19 também é perigoso para crianças e adolescentes” alerta que além do vírus em si, o isolamento social, medida importante recomendada por diversos governos, autoridades sanitárias e a Organização Mundial de Saúde (OMS) para contenção da propagação do coronavírus, pode deixar meninos e meninas expostos a situações de maior vulnerabilidade.
A campanha orienta com dicas do que fazer neste momento de isolamento social. Para os adultos traz a importância de estarem mais presentes nas atividades cotidianas de meninos e meninas sob sua responsabilidade e orientá-los que a maioria das regras que se aplicam na vida real, com relação a proteção e segurança, também valem para o ambiente digital. Para crianças e adolescentes lembra que ninguém tem o direto de agredir fisicamente ou verbalmente em casa, no ambiente on-line ou em qualquer outro lugar, e conversar com um adulto de confiança e denunciar é um dos caminhos para a autoproteção. No site da organização se encontram mais dicas do que fazer e uma lista dos canais de denúncia disponíveis. A Childhood Brasil sabe que interrupções na escola e na vida cotidiana de crianças e adolescentes, fazendo com que percam o contato com adultos protetores aumentando sensivelmente o tempo que passam on-line, e o possível aumentos das tensões nas relações intrafamiliares em virtude do estresse, podem levar ao aumento da violência doméstica, aliciamento (contato através de meios digitais com crianças e adolescentes para fins sexuais) e maior disseminação de material sexual envolvendo meninas e meninos.
“Ainda é um tabu falar de violência sexual de crianças e adolescentes, e acreditamos que é nosso papel como organização, que luta contra isso há 20 anos, dar luz e levar o assunto para a ‘rua’. A mobilização do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente é realizada em 18 de maio, mas queremos que ela ajude a promover a conscientização sobre a causa. É preciso falar do que esta acontecendo e poder orientar pais, cuidadores e as crianças e, assim, mudarmos esta realidade que é uma das piores violações de direitos humanos contra as nossas crianças e adolescentes”, explica Roberta Rivellino, presidente da Childhood Brasil.
A Rainha Silvia da Suécia gravou um vídeo de apoio aos cuidados com crianças e adolescentes durante o período de pandemia. O material foi desenvolvido em quatro idiomas: português, inglês, alemão e sueco. Além do filme com a Rainha, a campanha de conscientização conta com anúncio para jornal e revista e peças digitais para mídia on-line. Durante todo o mês de maio, a Childhood Brasil publicará em suas redes sociais oficiais (LinkedIn, Facebook e Instagram) conteúdos relacionados à campanha e também criou uma página especial sobre o tema no seu site.
Campanha ASA20: Um passo a frente na prevenção ao Covid-19 por tempo indeterminado.
Pois, enquanto durar a pandemia, manteremos nosso compromisso de suprir o básico às famílias assistidas nos CEIs, CCAs e CDI administrados pela ASA.
Contam com a sua colaboração para evitar que a história seja trágica para mais de 1.300 famílias. Juntos podemos fazer muito mais!
As organizações que integram a Rede no seu compromisso de promover, difundir e ampliar a filantropia para a justiça social através do apoio à grupos, movimentos e organizações da sociedade civil no Brasil estão desenvolvendo um conjunto diversificado de iniciativas a fim de combater o Covid 19.
No contexto da Pandemia do Coronavirus , os fundos e fundações comunitárias reunidas na Rede de Filantropia para a Justiça Social vem desempenhando um papel estratégico para viabilizar a doação de recursos, inclusive através da promoção de campanhas com ampla capacidade de articulação, alcance e capilaridade no território nacional com foco nas populações mais vulneráveis, bem como também na produção de conhecimentos e disseminação de informações estratégicas para a tomada de decisões.
Doação de recursos para organizações, movimentos e grupos de base que estão realizando ações diretas de enfrentamento dos impactos ao Covid-19.
Campanhas informativas, portais de notícias e levantamento e análise de informações.
Mobilização de atores, doadores e recursos para realização de ações diretas junto às organizações e grupos de base.
Devido à pandemia, causada pelo novo Coronavírus, que afeta o Brasil desde fevereiro, milhares de famílias encontram-se em situação de vulnerabilidade social, sem acesso ao mínimo necessário para se prevenirem e enfrentarem este período de isolamento.
Nos ajude a levar alimentos e kits de higiene para mais de 5 mil famílias. As doações serão entregues para organizações sociais parceiras que serão responsáveis pela distribuição a quem precisa. Dessa forma, conseguiremos beneficiar famílias espalhadas por todo o país.
Doe uma cesta básica e faça a diferença na vida de quem mais precisa de nós agora!
O projeto é em parceria com:
Juntos criaram um Plano de Resposta Socioambiental a fim de mitigar os impactos que a pandemia de coronavírus. Primordialmente, o foco será na economia das cooperativas, associações e pequenos negócios da agricultura familiar sustentável e do extrativismo.
Iniciativa desenvolvida pelas empresas Zoom&Buscapé em parceria com a Mosaico e Malwee. O objetivo é a criação de uma plataforma para venda de máscaras de qualidade a preço abaixo do praticado por produtos similares no varejo. Ademais, para cada máscara comprada, será doada outra para a população vulnerável.
O Mattos Filho está assessorando pro bono em questões relacionadas à incidência de tributos.
Emergência Covid-19 – Coordenação de ações da filantropia e do investimento social em resposta à crise é uma iniciativa do GIFE para contribuir com a articulação e a colaboração entre as organizações de filantropia para que possamos responder ao atual momento da forma mais efetiva, eficiente e com o maior impacto positivo possível na superação desse desafio e de todos os danos por ele provocados.
A situação atual traz impactos para a sociedade como um todo e afeta de forma ainda mais contundente as pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Além disso, é imprescindível fortalecermos o Sistema Único de Saúde (SUS). Acreditamos que todas e todos, em nível individual e institucional, temos uma enorme responsabilidade compartilhada enquanto cidadãs e cidadãos.
Assim, institutos, fundações, empresas e outras organizações que se dedicam a contribuir com os diversos desafios da agenda pública, por meio de iniciativas de filantropia e investimento social privado, têm um papel fundamental a cumprir no atual contexto. A filantropia brasileira tem recursos financeiros, humanos, conhecimento, ferramentas, capital social, base de apoio, redes e uma conexão valiosa com a sociedade civil organizada. Todos esses elementos são essenciais nesse momento.
O contexto nos convoca e ao mesmo tempo nos apresenta uma enorme oportunidade de desenvolvimento no que diz respeito a nossa capacidade de colaboração e cooperação.
Para que possamos aproveitá-la e atender a esse chamado de interesse coletivo, se faz necessária a criação de espaços e ferramentas para que a colaboração possa acontecer e se desenvolver, com o desafio adicional de que o tempo de resposta é uma variável vital.
Essa plataforma procura contribuir com esse movimento que já vem acontecendo de forma espontânea desde o início da emergência.
Assim, convidamos todas as organizações de filantropia e investimento social privado a se somarem nessa missão coletiva.
Para entrar em contato conosco, escreva para [email protected]
Para entrar em contato conosco a respeito desta iniciativa, escreva para [email protected]