O Instituto Serrapilheira vai financiar com R$ 1 milhão o primeiro estudo brasileiro que investigará o número de infectados pelo […]
Desde o início da pandemia no Brasil, atuam de forma emergencial para apoiar dezenas de organizações sociais, por meio de […]
Para destinar recursos materiais aos paranaenses que estão precisando de ajuda neste período de pandemia, a campanha “O amor contagia” […]
A Lojas Renner, por meio de seu braço social, o Instituto Lojas Renner, irá apoiar instituições hospitalares para atender às […]
Com a pandemia, bares, restaurantes e hotéis foram fechados, prejudicando imensamente a renda dessas famílias. Esta semana, o Instituto JCPM […]
Lançada no dia 3 de abril último, a campanha Nós nos importamos. E você? Uma iniciativa do Instituto Jama, através […]
A campanha NÓS tem alcançado muitas famílias! E, graças a você que está doando junto conosco, alcançaremos ainda mais! O […]
Uma parceria entre a InterCement e as empresas Raízen e Integra Logística possibilitou a doação de 2,1 mil litros de […]
Contribuindo com os esforços de controle da pandemia de Covid-19, a Iguá Saneamento realizou a doação de 362 mil sabonetes […]
O Instituto tem deixado seu conteúdo educacional aberto para jovens que vão prestar o ENEM. A empresa tem doado 24,5 […]
O Instituto vai doar máscaras para idosos que vivem nos abrigos Casa de Nazaré e Lar Torres de Melo, localizados […]
A campanha Ajude um Idoso está encerrada e foi um grande sucesso. Conseguimos ajudar 18 instituições, impactando em mais de […]
O Instituto Serrapilheira vai financiar com R$ 1 milhão o primeiro estudo brasileiro que investigará o número de infectados pelo novo coronavírus. O levantamento é uma iniciativa do governo do estado do Rio Grande do Sul e será conduzido por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com a participação de outras universidades do estado, a partir dos próximos dias.
O estudo vai analisar a evolução de prevalência de infecção de Covid-19 especificamente na população gaúcha. Os pesquisadores, no entanto, já planejam reproduzir o levantamento no país inteiro, por solicitação do Ministério da Saúde. O Serrapilheira, a Agência Lupa e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) iniciam nesta terça-feira (9) uma parceria para produção de conteúdos analíticos sobre a desinformação em torno da Covid-19. Serão duas colunas semanais, publicadas no UOL, às terças-feiras, e na Folha de S. Paulo, às quartas, a partir desta semana.A iniciativa vai durar três meses e terá como base o CoronaVerificado.
Lançado em maio pela Lupa, Google News Initiative e LatamChequea, o projeto disponibiliza em uma plataforma informações verificadas sobre o novo coronavírus em português e espanhol. A base de checagens organiza conteúdos conferidos por sites e agências de fact-checking em toda a América Latina, além da Espanha e de Portugal.
Desde o início da pandemia no Brasil, atuam de forma emergencial para apoiar dezenas de organizações sociais, por meio de doação de máscaras, cestas básicas e exames.
Esse é o balanço atualizado destas ações, em âmbito nacional.
A Campanha solidária foi realizada em 17 estados do Brasil com um movimento de arrecadação de materiais diversos, distribuídos, posteriormente, para instituições sociais que atendem à comunidades vulneráveis. A Campanha arrecadou mais de 1 tonelada de roupas, sapatos, utensílios domésticos, entre outros.
Para destinar recursos materiais aos paranaenses que estão precisando de ajuda neste período de pandemia, a campanha “O amor contagia” está organizando a arrecadação em dois fundos distintos: o primeiro para dar apoio às demandas emergenciais na área da saúde, beneficiando hospitais públicos e filantrópicos do estado; já o segundo está prestando suporte às necessidades das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Neste momento, milhares de pessoas estão precisando da nossa ajuda: a pandemia do novo coronavírus tem afetado direta ou indiretamente todo o Paraná, principalmente a população mais vulnerável. O Instituto Positivo está participando, ao lado de instituições e associações da sociedade civil do Paraná, da realização de uma ação inédita, cujo objetivo é arrecadar fundos para saúde e assistência social.
Para destinar recursos materiais aos paranaenses que estão precisando de ajuda neste período de pandemia, a campanha “O Amor Contagia” está organizando a arrecadação em dois fundos distintos: o primeiro para dar apoio às demandas emergenciais na área da saúde, beneficiando hospitais públicos e filantrópicos do estado; já o segundo está prestando suporte às necessidades das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Neste momento, milhares de pessoas estão precisando de ajuda: a pandemia do novo coronavírus tem afetado direta ou indiretamente todo o Paraná, principalmente a população mais vulnerável. O Instituto Positivo está participando, ao lado de instituições e associações da sociedade civil do Paraná, da realização de uma ação inédita, cujo objetivo é arrecadar fundos para saúde e assistência social. Os resultados até então obtidos indicam uma arrecadação de mais de 2 milhões de reais direcionados ao apoio de 190 instituições.
A Lojas Renner, por meio de seu braço social, o Instituto Lojas Renner, irá apoiar instituições hospitalares para atender às suas necessidades mais urgentes no combate ao coronavírus no Brasil. O apoio, no total de R$4,1 milhões, servirá para custear a aquisição de suprimentos básicos e fundamentais no tratamento da doença e conter sua disseminação.
A companhia também vai dar suporte para comunidades na região sul do país, onde fica localizada a sede da empresa e estão concentrados boa parte de seus fornecedores. O apoio é destinado para a compra de insumos para hospitais responsáveis por unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), tidos como importantes centros de tratamento no combate à doença. As instituições são os hospitais São José, em Criciúma, São Donato, em Içara – ambos de Santa Catarina, os hospitais Conceição e Clínicas, de Porto Alegre, além de unidades de saúde referência em São Paulo, como o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP).
Além disso, o Instituto Lojas Renner direcionará parte do valor à comunidade do bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, próximo à sede administrativa da companhia, onde vivem aproximadamente 35 mil pessoas. O foco, neste momento, é dar assistência aos grupos familiares com crianças e adolescentes atendidos por nove organizações da sociedade civil na Bom Jesus e os serviços da Assistência Social que atendem famílias na mesma região. Outra iniciativa será assegurar a renda mínima de recicladores do Centro de Educação Ambiental (CEA) e costureiras, que já eram apoiadas pelo Instituto.
Com a pandemia, bares, restaurantes e hotéis foram fechados, prejudicando imensamente a renda dessas famílias. Esta semana, o Instituto JCPM de Compromisso Social realizou novas doações de cestas básicas na comunidade, totalizando até agora 400 unidades. Na região Nordeste, onde o IJCPM atua, já foram quase 15 mil cestas doadas. O IJCPM, que no Recife atua prioritariamente com jovens do Pina e de Brasília Teimosa, tem ampliado seu alcance e atuado em parceria com diversas instituições para distribuir cestas básicas. Entre abril e o começo de junho, foram quase 15 mil cestas onde o Instituto tem unidade (Salvador, Fortaleza, Aracaju e Recife).
Lançada no dia 3 de abril último, a campanha Nós nos importamos. E você? Uma iniciativa do Instituto Jama, através de sua consultora-executiva Janaína Audino recebeu imediata adesão de executivos, profissionais liberais e outras pessoas interessadas em ajudar vítimas da pandemia do coronavírus no Rio Grande do Sul. A ação concentra-se em três pontos prioritários: mobilizar pessoas que querem colaborar e não sabem exatamente como fazê-lo, oferecer-lhes alternativas confiáveis de instituições sociais e comprovar que, mesmo estando em quarentena, as pessoas podem praticar a solidariedade.
Seis organizações atuantes e reconhecidas por seu trabalho social fazem parte do portfólio de lançamento, mas dezenas de outras integram o cadastro à disposição do público para o direcionamento das contribuições. As doações podem ser encaminhadas diretamente ao Instituto Cultural Floresta (ICF), à Central Única das Favelas (Cufa), à Associação Saúde da Criança, à Casa de Apoio Madre Ana, à Aldeia da Fraternidade e à Associação Beneficente Santa Zita de Lucca.
Nas últimas semanas, o Instituto Jama se uniu à Cufa e ICF para fomentar a chegada de alimentos e produtos de higiene e limpeza às famílias de comunidades mais vulneráveis no Rio Grande do Sul. A Cufa vem fazendo um trabalho incansável de mapear os núcleos mais necessitados, mas é difícil estabelecer um critério para fome. O ICF conta com o cadastro de 350 entidades, fornecido pelo Banco de Alimentos, mas os pedidos vão além destas organizações cadastradas.
A campanha NÓS tem alcançado muitas famílias! E, graças a você que está doando junto conosco, alcançaremos ainda mais! O valor arrecadado será revertido em alimentos e kit de higiene e limpeza para moradores de comunidades que estão sendo diretamente afetados pela crise do coronavírus. Queremos agradecer a todos que nos ajudaram com a campanha Nós. Mais de 40.000 pessoas foram beneficiadas em 90 comunidades atendidas. Esse apoio ainda é essencial para as famílias em situação de vulnerabilidade social, afetadas pelo isolamento social.
Para você que ainda não doou, dá tempo! A cada R$ 1 que você doar, nós doaremos mais R$ 1. Juntos nós vamos fazer a diferença!
Uma parceria entre a InterCement e as empresas Raízen e Integra Logística possibilitou a doação de 2,1 mil litros de álcool 70% líquido a 175 estabelecimentos de saúde. Esse produto, que tem ação germicida e capacidade para desestabilizar os vírus e as bactérias, é indicado para a limpeza de superfícies e está sendo amplamente utilizado em ambientes com grande circulação de pessoas como forma de prevenção ao coronavírus.
Para amenizar os impactos sociais provocados pela disseminação do coronavírus no país, o Instituto InterCement lançou a campanha Ser+ Solidário em 14 cidades, de 8 estados. O objetivo é somar esforços com as comunidades locais para oferecer assistência à população mais impactada pela pandemia, seja com medidas de proteção ou de alívio.
A iniciativa, que tem caráter emergencial, tem viabilizado, por exemplo, a destinação de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza, confecção e destinação de máscaras às famílias mais vulneráveis socialmente. Em São Miguel dos Campos, a empresa contribuiu com o equivalente a 1.100 quilos de produtos e pretende, no mínimo, triplicar esse quantitativo com a adesão de parceiros na cidade. A campanha está em andamento e tem finalização prevista para o dia 12 de junho.
Contribuindo com os esforços de controle da pandemia de Covid-19, a Iguá Saneamento realizou a doação de 362 mil sabonetes para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A distribuição foi feita para entidades assistenciais como asilos, abrigos e albergues, lideranças comunitárias de bairros periféricos, espaços públicos e unidades de saúde nas cidades em que a empresa atua.
Foram aproximadamente R$ 256 mil investidos na ação que integra os esforços da campanha “Cuidar da água é o nosso jeito de cuidar de você” (www.iguasa.com.br/juntos). Promovida pelo grupo para cooperar com o enfrentamento do coronavírus e voltada para a valorização da saúde por meio do saneamento básico. A Iguá atua em parceria com os gestores municipais desde o início da pandemia. A companhia já doou mais de 15 toneladas de hipoclorito de sódio e de cálcio – substâncias utilizadas no tratamento da água – para a produção de desinfetantes que estão sendo destinados à higienização de ambientes públicos.
Além disso, todas as operações da empresa isentaram as famílias de baixa renda inscritas no programa tarifa social do pagamento da conta por 60 dias. A Iguá também comprometeu-se a não realizar cortes no fornecimento água neste momento, em apoio às medidas adotadas por estados e municípios. “Aderimos também ao movimento #nãodemita, preservando o emprego de 1,5 mil colaboradores, que diariamente saem de casa e trabalham para garantir a segurança e o bem-estar dos nossos clientes”, diz Guimarães.
O Instituto tem deixado seu conteúdo educacional aberto para jovens que vão prestar o ENEM. A empresa tem doado 24,5 milhões sendo 20 milhões em medicamentos para santa casa, organizações e secretárias de saúde. Foram doados 1,5 milhão de EPIs e álcool em gel. Além de 2 milhões em cesta básica.
O Instituto vai doar máscaras para idosos que vivem nos abrigos Casa de Nazaré e Lar Torres de Melo, localizados em Fortaleza (CE). São 475 máscaras de tecido, que vão ajudar a proteger da covid-19 mais de 250 idosos que vivem nessas instituições. o Instituto Diageo direcionou a costura das máscaras a seis artesãs, representando renda para elas nesse momento de baixa demanda por trabalho na área. Apoiadas pela entidade por meio do programa Tecendo o Futuro, elas fazem parte da Associação Palhas à Mão, localizada no Conjunto Palmeiras.
A ação consistiu na doação para a Secretaria da Saúde do Ceará de 71 mil litros de álcool 70%, dos quais 50 mil litros em iniciativa própria e 21 mil litros em parceria com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Foi na fábrica da Ypióca que esse volume passou por destilação e envase em 142 mil frascos de álcool 70% fornecidos para auxiliar profissionais e pacientes na rede pública de saúde do estado.
A campanha Ajude um Idoso está encerrada e foi um grande sucesso. Conseguimos ajudar 18 instituições, impactando em mais de 1.200 vidas. Arrecadamos 36.629 reais, gastos em:
Além disso, voluntários produziram 4.700 máscaras tipo escudo e continuam trabalhando na produção de mais máscaras para doação a organizações que trabalham com saúde e assistência social.
Emergência Covid-19 – Coordenação de ações da filantropia e do investimento social em resposta à crise é uma iniciativa do GIFE para contribuir com a articulação e a colaboração entre as organizações de filantropia para que possamos responder ao atual momento da forma mais efetiva, eficiente e com o maior impacto positivo possível na superação desse desafio e de todos os danos por ele provocados.
A situação atual traz impactos para a sociedade como um todo e afeta de forma ainda mais contundente as pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Além disso, é imprescindível fortalecermos o Sistema Único de Saúde (SUS). Acreditamos que todas e todos, em nível individual e institucional, temos uma enorme responsabilidade compartilhada enquanto cidadãs e cidadãos.
Assim, institutos, fundações, empresas e outras organizações que se dedicam a contribuir com os diversos desafios da agenda pública, por meio de iniciativas de filantropia e investimento social privado, têm um papel fundamental a cumprir no atual contexto. A filantropia brasileira tem recursos financeiros, humanos, conhecimento, ferramentas, capital social, base de apoio, redes e uma conexão valiosa com a sociedade civil organizada. Todos esses elementos são essenciais nesse momento.
O contexto nos convoca e ao mesmo tempo nos apresenta uma enorme oportunidade de desenvolvimento no que diz respeito a nossa capacidade de colaboração e cooperação.
Para que possamos aproveitá-la e atender a esse chamado de interesse coletivo, se faz necessária a criação de espaços e ferramentas para que a colaboração possa acontecer e se desenvolver, com o desafio adicional de que o tempo de resposta é uma variável vital.
Essa plataforma procura contribuir com esse movimento que já vem acontecendo de forma espontânea desde o início da emergência.
Assim, convidamos todas as organizações de filantropia e investimento social privado a se somarem nessa missão coletiva.
Para entrar em contato conosco, escreva para [email protected]
Para entrar em contato conosco a respeito desta iniciativa, escreva para [email protected]