E se usássemos essa mobilização para uma boa causa?E se cada fã que assistisse a um show do seu ídolo […]
Neste cenário de pandemia, a Fundação Ford oferece apoio ao Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP). O CEAP, durante […]
Tanto na empresa como na fundação, atuam em diversas frentes para combater a pandemia: 1. Contação de histórias online 2. […]
Inspiradas pelo @festivaleuficoemcasa criado em Portugal, cantoras, intérpretes, compositores, artistas e bandas de todo o Brasil se uniram em uma […]
Com foco de atuação no enfrentamento das desigualdades e nas periferias, a organização mobilizou, em um primeiro momento, a distribuição […]
E se usássemos essa mobilização para uma boa causa?
E se cada fã que assistisse a um show do seu ídolo fosse responsável por alimentar uma pessoa que passa fome?
Esse é o Fome de Música: uma tecnologia social que une artistas, produtoras, shows, festas e festivais e principalmente vocês, o público, para arrecadar e destinar alimentos para quem precisa.
Neste cenário de pandemia, a Fundação Ford oferece apoio ao Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP). O CEAP, durante quatro meses, tornou se responsável pela criação de pontos de apoio para segurança familiar em comunidades do subúrbio e Baixada Fluminense. O público alvo são homens, mulheres e jovens, desempregados, diaristas, camelôs, feirantes, moto taxistas, vendedores e agentes culturais, moradores de favelas e comunidades do estado do Rio de Janeiro. Do público alvo, pessoas consideradas do grupo de risco terão preferência. São algumas de suas atribuições:
(i) assessorar famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social, para superação desse período de crise, divulgando e intermediando acesso às políticas públicas direcionadas para prevenção e combate à Covid-19;
(ii) oferecer atendimento especializado, nas áreas da Saúde Mental e Comunicação Social, para famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social, para superação desse período de crise;
(iii) promover a instalação de Pontos de Comunicação Comunitária em terreiros e favelas para difusão de informações, sobre saúde mental e políticas públicas, visando a diminuição do impacto econômico causados pela pandemia em diferentes territórios;
(iv) articular parcerias e doações para distribuição de materiais de primeira necessidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social, moradores de favelas e comunidades tradicionais, próximas aos pontos de apoio.
A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) é uma associação formada por 22 sindicatos e mais uma associação. Ela representa uma categoria formada por, aproximadamente, 7,2 milhões de trabalhadores e trabalhadoras domésticas. Com o apoio da Fundação Ford à FENATRAD, são desenvolvidas as seguintes iniciativas:
(i) atualização dos canais de comunicação mais utilizados pelas trabalhadoras domésticas, tais como página web da FENATRAD, lista de WhatsApp, página de Facebook, Instagram e continuação da campanha nacional “cuide de quem te cuida”;
(ii) ampliação da capacidade jurídica da FENATRAD com objetivo de monitorar as questões trabalhistas;
(iii) produção de dois documentos: o primeiro contendo uma análise sobre a situação das trabalhadoras domésticas durante a pandemia, incluindo as questões relativas ao adoecimento, desemprego, acesso a direitos trabalhistas, benefícios emergenciais e ajuda humanitária. O segundo sobre a questão econômica e social da categoria e apontamentos para mapeamento dos desafios da categoria para o próximo período pós pandemia.
O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, com o apoio da Fundação Ford, realiza a coleta de dados e informações para melhor compreensão dos efeitos da Covid-19 na população negra.
A Fundação Ford realiza apoio ao Fundo Emergencial: Covid-19, realizado pelo Fundo Brasil. Um edital que buscou apoiar organizações da sociedade civil, para que essas pudessem garantir condições mínimas de trabalho. O apoio da Fundação Ford para o edital foi exclusivo para as organizações quilombolas.
A Gênero e Número é uma organização de mídia independente que dá visibilidade e produz conteúdos e dados com foco em gênero e raça. A organização, com o apoio da Fundação Ford, desenvolve nesse momento de pandemia conteúdos sobre o impacto da Covid-19 sobre as mulheres, principalmente mulheres negras.
A Fundação Ford, objetivando a promoção de políticas públicas de inclusão digital e acesso à Internet, tão importante nesse momento de isolamento social, realiza apoio ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).
O INESC, Instituto de Estudos Socioeconômicos, é uma organização não governamental empenhada na melhoraria de processos democráticos, fortalecimento de cidadãos e movimentos populares e combate a todas as formas de opressão, desigualdade e preconceito. Com o apoio da Fundação Ford, o INESC realiza nesse momento de pandemia ações de advocacy e o monitoramento relativos à renda básica emergencial.
Apoiada pela Fundação Ford, a META Brasil é uma rede de jovens ativistas dos direitos das pessoas com deficiência que lutam por um desenvolvimento inclusivo. A organização atua, entre outras ações, no combate à violência contra mulheres e meninas com algum tipo de deficiência e na defesa dos seus direitos sexuais e reprodutivos, tão fragilizados neste momento de pandemia.
Esta iniciativa é voltada para formação de jovens comunicadores e para a produção de conteúdos sobre a realidade de favelas e periferias em meio à Covid-19. A ação é desenvolvida com o apoio da Fundação Ford e com a expetise do portal de notícias Desenrola e Não Me Enrola, engajado em coberturas jornalísticas que tratam da complexidade de morar, trabalhar, conviver e sobreviver nos territórios periféricos.
Para fortalecer redes de proteção, acolhimento e advocacy e enfrentar o agravamento da violência contra mulheres e meninas, especialmente nesse momento de isolamento social, a Fundação Ford se tornou uma das apoiadoras da THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, grupo de advogadas e cientistas sociais feministas com o objetivo de enfrentar a discriminação contra mulheres no sistema de justiça.
Iniciativa voltada para o apoio a comunicadores/as de favelas e periferias através da Rede Jornalistas das Periferias. Com o apoio da Fundação Ford, a organização realiza a produção de dados e conteúdos jornalísticos sobre a realidade destes territórios em meio à Covid-19.
Tanto na empresa como na fundação, atuam em diversas frentes para combater a pandemia:
1. Contação de histórias online
2. Doação de máscaras e álcool em gel para UTIs, totalizando R$ 4 milhões de reais.
3. Parceria com Senai e poder público para compra de insumos hospitalares e para construção de hospital de campanha no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.
4. Lançaram a Campanha “O Aço Salva Vidas”: Campanha de arrecadação de recursos para o combate à fome. Foram envolvidas 42 instituições e a cada real doado, a ArcelorMittal e a Belgo Bekaert (empresa do grupo) doa mais um. O repasse foi de R$ 2.466.331,84.
Inspiradas pelo @festivaleuficoemcasa criado em Portugal, cantoras, intérpretes, compositores, artistas e bandas de todo o Brasil se uniram em uma rede de cuidado coletivo para romper o isolamento por meio da internet e criar um momento para recarregar as energias e se nutrir de cultura.
O festival permite que o público possa comprar seus ingressos voluntários para fazer doações. Toda arrecadação, excluindo taxa de processamento de pagamento, será destinada à 11 organizações a serem apoiadas por essa primeira edição.
Com foco de atuação no enfrentamento das desigualdades e nas periferias, a organização mobilizou, em um primeiro momento, a distribuição de cestas básicas e produtos de higiene em um território da zona sul de São Paulo.
Além disso, atualizou a plataforma de matchfunding Enfrente a fim de levantar recursos para o enfrentamento do coronavírus nas periferias, principalmente para apoiar pequenas organizações, coletivos e empreendedores.
A plataforma reúne iniciativas diversas das periferias que ficam disponíveis para receber recursos, dentro do site da Benfeitoria. A cada real captado, a Fundação Tide Setubal aporta mais dois.
A fundação também redirecionamos seu apoio à pesquisa científica na Unifesp em 2020, que seria de avaliação de condições sanitárias, saúde, moradia e trabalho nas periferias da capital. O projeto executado trará recomendações ao poder público para que aperfeiçoe seu trabalho e possa solucionar problemas advindos do coronavírus nos territórios mais vulneráveis. É uma forma de o investimento social privado contribuir para que a academia produza conhecimento para o enfrentamento dessa crise olhando para os territórios.
Emergência Covid-19 – Coordenação de ações da filantropia e do investimento social em resposta à crise é uma iniciativa do GIFE para contribuir com a articulação e a colaboração entre as organizações de filantropia para que possamos responder ao atual momento da forma mais efetiva, eficiente e com o maior impacto positivo possível na superação desse desafio e de todos os danos por ele provocados.
A situação atual traz impactos para a sociedade como um todo e afeta de forma ainda mais contundente as pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Além disso, é imprescindível fortalecermos o Sistema Único de Saúde (SUS). Acreditamos que todas e todos, em nível individual e institucional, temos uma enorme responsabilidade compartilhada enquanto cidadãs e cidadãos.
Assim, institutos, fundações, empresas e outras organizações que se dedicam a contribuir com os diversos desafios da agenda pública, por meio de iniciativas de filantropia e investimento social privado, têm um papel fundamental a cumprir no atual contexto. A filantropia brasileira tem recursos financeiros, humanos, conhecimento, ferramentas, capital social, base de apoio, redes e uma conexão valiosa com a sociedade civil organizada. Todos esses elementos são essenciais nesse momento.
O contexto nos convoca e ao mesmo tempo nos apresenta uma enorme oportunidade de desenvolvimento no que diz respeito a nossa capacidade de colaboração e cooperação.
Para que possamos aproveitá-la e atender a esse chamado de interesse coletivo, se faz necessária a criação de espaços e ferramentas para que a colaboração possa acontecer e se desenvolver, com o desafio adicional de que o tempo de resposta é uma variável vital.
Essa plataforma procura contribuir com esse movimento que já vem acontecendo de forma espontânea desde o início da emergência.
Assim, convidamos todas as organizações de filantropia e investimento social privado a se somarem nessa missão coletiva.
Para entrar em contato conosco, escreva para [email protected]
Para entrar em contato conosco a respeito desta iniciativa, escreva para [email protected]