O Programa Transforma que oportuniza oficinas de cultura e esporte, como ferramentas de inclusão e transformação social para crianças e […]
Ação criada para os alunos e ex-alunos não perderem a oportunidade de continuar aprimorando o seu olhar fotográfico: estudos de […]
A Fundação Renova adota medidas para a preservação da saúde e do bem-estar de colaboradores e da sociedade em meio […]
Jovens, voluntários, articuladora, educadora e egressos da Unidade Projeto Pescar Copelmi toparam o desafio online, #challengepescar , e estão comprometidos […]
Ciente da importância dos cuidados individuais para o enfrentamento da doença, para que possamos avançar, sem retroceder, o Grupo RBS […]
Ações educativas e de conscientização da população em condição vulnerável em comunidades atendidas pela Fundação José Silveira, por meio de […]
A Fundação José Luiz Egydio Setúbal, por meio de seu Conselho, aprovou um orçamento extra de R$ 1 milhão para […]
A Fundação Dom Cabral anuncia a terceira semana da série COM: UNIDADE, que configuram-se como debates abertos e gratuitos formatados […]
Esta é uma plataforma que vai reunir as principais notícias sobre Covid-19 que estão circulando pelo mundo. Todas as informações […]
Em meio à crise, toda ajuda é bem-vinda! Com essa máxima, a Aperam acaba de lançar um novo projeto solidário […]
No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, o projeto […]
A FRM/Canal Futura em parceria com o Instituto Votorantim/PVE encabeçam o projeto Telas Abertas. Destinado a redes sociais e WhatsApp, […]
O Programa Transforma que oportuniza oficinas de cultura e esporte, como ferramentas de inclusão e transformação social para crianças e adolescentes que vivem em locais de vulnerabilidade social, no contraturno escolar, tem oferecido estas atividades, por meio de grupos do WhatsApp, sob o acompanhamento dos educadores sociais do programa. O Programa Talentos de Futuro tem o intuito de contribuir com a formação e o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais de jovens, com foco na inserção e permanência dos mesmos no mercado de trabalho. Eles também precisaram se reinventar e passaram a utilizar plataformas online para dar continuidade a formação de seus alunos à distância. E, por fim, o Programa de Voluntariado em um primeiro momento realizou o levantamento de possibilidades de ações a serem realizadasO Instituo mapeou a necessidade de cada instituição parceira e listou a possibilidade de apoio à movimentos já estruturados em cada cidade. Com isso, hoje, já são 18 ações em andamento como, doações de cestas básicas, financeira, de sangue, leite e máscaras. Gerando mais de 650 beneficiados.
Além disso, o Instituto também deu início a “turma piloto” na segunda quinzena de maio, com a formação de voluntários à distância. O Instituto também vem apoiando o movimento Juntos Por Uberlândia na arrecadação e doação de cestas básicas e kits de higiene, no cadastramento de organizações sociais para serem beneficiadas e no direcionamento delas para as famílias. Os associados (como são chamados os colaboradores da empresa) que fazem parte do voluntariado vêm auxiliando na montagem de kits de higiene para o projeto Juntos Por Uberlândia.
E para dar mais bons exemplos e servir de inspiração para outras pessoas, o Instituto Algar também lançou a plataforma http://www.acoesquetransformam.com.br . O objetivo é propagar boas ações que acontecem em todo o Brasil, por meio do Transformômetro (um contador de boas ações), reunindo iniciativas que fazem o bem para uma comunidade, animais, escola, em prol do ambiente e entre outras. Para participar, a pessoa precisa apenas cadastrar a boa ação no portal ou postar uma foto no instagram (se o perfil for aberto) com a #acoesquetransformam na legenda.
Ação criada para os alunos e ex-alunos não perderem a oportunidade de continuar aprimorando o seu olhar fotográfico: estudos de luz e sombra, retratos, pessoas, pets, natureza morta, paisagem (pela janela) e arquitetura são alguns dos temas que podem ser explorados com uma câmera fotográfica na sua própria casa (pode ser com o celular mesmo!).
? Faça o seu clique e compartilhe no Instagram marcando as hashtags #FundacaoStickel e #FundacaoStickelEmCasa.
A Fundação Renova adota medidas para a preservação da saúde e do bem-estar de colaboradores e da sociedade em meio ao avanço do novo coronavírus no Brasil. A reforma e a ampliação do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij) de Mariana foram concluídas e entregues ao município em 15 de maio. As obras haviam sido suspensas em 20 de março devido à pandemia de coronavírus, mas foram retomadas no início de abril. Os cerca de 60 profissionais de saúde e proteção social que atuam em Mariana e Barra Longa (MG) seguem com suas atividades de atenção ao público atingido, sob a gestão dos secretários municipais de Saúde. A 12ª Vara Federal determinou o repasse, a título de verba compensatória, de R$ 84 milhões ao Governo de Minas Gerais e de R$ 36 milhões ao Governo do Espírito Santo para reforçar o combate à pandemia do novo coronavírus, em especial nos municípios da bacia do rio Doce. O montante total (R$ 120 milhões) encontrava-se depositado em garantia do juízo pelas empresas mantenedoras da Fundação Renova e está sendo usado, em sua maioria, para a aquisição de ventiladores pulmonares. O fundo de capital de giro Desenvolve Rio Doce, criado pela Fundação Renova em 2017 e gerido pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), adotou ações emergenciais de apoio a micro e pequenas empresas de municípios atingidos em virtude da crise causada pela covid-19. Além de reduzir a taxa de juros para 0,45% ao mês para crédito a micro e pequenas empresas, o Imposto sobre Operação Financeira (IOF) e a Tarifa de Análise e Abertura de Crédito (TAAC) passam a ser incluídos no financiamento. O fundo é destinado a empreendimentos nos municípios afetados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). A Fundação Renova auxilia trabalhadores informais a se tornarem Microempreendedores Individuais (MEI). Estão no ar mapas colaborativos do projeto #fiqueemcasa para as cidades de Linhares, no Espírito Santo, e Mariana, Governador Valadares e Ipatinga, em Minas Gerais. A Fundação Renova apoia a distribuição de vídeos educativos para estudantes da rede municipal de Mariana (MG). Fruto de parceria com a Companhia Lunática, a série de 15 vídeos, com duração de 10 a 12 minutos, é publicada às segundas, quartas e sextas-feiras no canal do Youtube do Mundo Jojoba e enviados via WhatsApp para as comunidades escolares. Os conteúdos são lúdicos e educativos, incluindo jogos da cultura popular, contação de histórias, música e dança.
Jovens, voluntários, articuladora, educadora e egressos da Unidade Projeto Pescar Copelmi toparam o desafio online, #challengepescar , e estão comprometidos em colaborar com a erradicação da pobreza, que é o 1º objetivo dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Eles lançaram a campanha “Corrente do Bem”. No dia 29/05, 15 famílias em vulnerabilidade social receberam uma doação, a partir de uma ação da COPELMI Mineração, em parceria com o Projeto Pescar. Foram arrecadados alimentos não-perecíveis para a doação de cestas básicas às famílias indicadas pelos jovens do projeto.
Ciente da importância dos cuidados individuais para o enfrentamento da doença, para que possamos avançar, sem retroceder, o Grupo RBS lança hoje a campanha “Responsabilidade é esperança”, nova fase da mobilização #juntoscontraovírus. Como parte da comunicação, a marca reforça as principais recomendações para evitar a Covid-19, como usar máscaras, evitar aglomerações e intensificar os hábitos de higiene. Não por acaso, o lançamento ocorre na semana em que entrou em vigor no Rio Grande do Sul a nova etapa de distanciamento controlado. Além de valorizar todo o conteúdo que vem sendo produzido nos veículos da empresa, o movimento tem o objetivo de acompanhar, com os gaúchos, tudo que esse momento vai significar e dar luz a quem está fazendo a diferença. outra ação: Com a bola parada nos estádios gaúchos desde abril, o Esporte da RBS está promovendo alternativas para tentar minimizar a ausência das partidas de futebol. Por meio do Projeto Saudade do Esporte, os veículos estão buscando entregar leveza aos telespectadores, ouvintes e leitores, relembrando momentos importantes das competições e dando espaço para os torcedores contarem como estão cultivando as emoções do esporte.
Ações educativas e de conscientização da população em condição vulnerável em comunidades atendidas pela Fundação José Silveira, por meio de abordagens de agentes comunitários de saúde, mensagens em carros de som e nas rádios, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.
A Fundação José Luiz Egydio Setúbal, por meio de seu Conselho, aprovou um orçamento extra de R$ 1 milhão para que seja destinado às famílias de baixa renda afetadas pela crise do COVID-19. Este é um recurso adicional aos R$15 milhões que a Fundação já previa investir em 2020, na promoção e geração de conhecimento em saúde infantil. A doação será distribuída entre iniciativas filantrópicas, para que o montante chegue às famílias brasileiras que estão com o sustento comprometido em função da desaceleração da economia, para a distribuição de cestas básicas, kits de higiene e complementação de renda durante a crise. A primeira destinação desta verba, no valor de R$100 mil, vai para os movimentos Enfrente e Família apoia Família – ambas plataformas abertas e colaborativas para o enfrentamento dos efeitos dessa crise, e que podem receber doações de toda a sociedade.
A Fundação Dom Cabral anuncia a terceira semana da série COM: UNIDADE, que configuram-se como debates abertos e gratuitos formatados com temas sobre gestão, gestão pública, recursos humanos, inovação e sociedade. A proposta é levar conhecimento e troca de experiências, especialmente nesse momento de crise vivenciada mundialmente pela Covid-19.
Esta é uma plataforma que vai reunir as principais notícias sobre Covid-19 que estão circulando pelo mundo. Todas as informações aqui reunidas passarão por uma dupla checagem: a dos mais importantes jornais do mundo e da equipe jornalística do Agir. Tudo para evitar fake news e levar para você o que vai te fazer bem: a verdade. Navegando por aqui, você terá acesso a conteúdos de texto, vídeos e podcasts.
Em meio à crise, toda ajuda é bem-vinda! Com essa máxima, a Aperam acaba de lançar um novo projeto solidário que busca minimizar os impactos sociais causados pelo novo Coronavírus nas regiões de atuação da empresa no Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha. Nomeado “Aperam Bem Maior”, o estímulo à participação ativa dos empregados na prevenção ao Covid-19, contribuindo com a arrecadação de recursos para atender as necessidades emergenciais da comunidade, além da geração e disponibilização de conteúdo cultural para o público e outras ações internas para motivar a solidariedade.
No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, o projeto Crescer sem Violência – parceria entre Fundação Roberto Marinho – por meio do Canal Futura, Childhood Brasil e UNICEF Brasil, com apoio do Google, Facebook e Instagram, promoveu uma mobilização de prevenção e conscientização sobre os riscos que crianças e adolescentes correm no ambiente doméstico e na Internet. Embora o isolamento social seja importante para conter a disseminação da Covid-19, a campanha destaca que os riscos se agravam com a atual situação, que tem levado ao confinamento de crianças e adolescentes, ao fechamento das escolas e a uma maior atividade online.
A cada 15 minutos, uma criança ou adolescente sofre violência sexual no Brasil e 77% dos agressores são do grupo familiar ou conhecido da vítima, segundo dados da Safernet. Com a hashtag #EmCasaSemViolência, serão promovidas atividades digitais e mobilização nas redes sociais, com dicas para proteger as crianças dentro de casa e os caminhos para denunciar abusos. A data marcou também o lançamento da parceria para a nova temporada da série “Que Corpo É esse? – Prevenção Online”, com o tema do enfrentamento aos riscos de violência online contra crianças e jovens, a ser exibida no ano que vem no Canal Futura. A estreia está prevista para o Dia da Internet Segura, em fevereiro de 2021.
A campanha contou também com uma semana de programação especial no Futura, com edições inéditas dos jornalísticos Conexão (dia 18) e Debate (dia 19); o lançamento nacional do documentário “”Um crime entre nós””, produzido pelo Instituto Liberta e Maria Farinha Filmes; e a exibição de episódios da série de animação “Crescer sem Violência/ Que Corpo é Esse?”. Na série, as situações vividas pelos personagens ajudam crianças, adolescentes, famílias ou educadores a refletir, de forma lúdica, sobre a importância da autoproteção, do diálogo aberto, do conhecimento do próprio corpo e do respeito.”
Instituição alerta que o isolamento social pode deixá-las expostas a situações ainda mais vulneráveis -A Childhood Brasil, instituição fundada há 20 anos pela Rainha Silvia da Suécia, lançou em maio, mês de conscientização ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, uma campanha para alertar sobre a situações de vulnerabilidade de meninos e meninas durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A mobilização do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente é realizada em 18 de maio, mas a organização decidiu reforçar a sua comunicação já desde o incio do mês. Criada pela World Childhood Foundation, a campanha foi adaptada pelos escritórios da instituição no Brasil, Suécia, Alemanha e Estados Unidos. O conceito “O Covid-19 também é perigoso para crianças e adolescentes” alerta que além do vírus em si, o isolamento social, medida importante recomendada por diversos governos, autoridades sanitárias e a Organização Mundial de Saúde (OMS) para contenção da propagação do coronavírus, pode deixar meninos e meninas expostos a situações de maior vulnerabilidade.
A campanha orienta com dicas do que fazer neste momento de isolamento social. Para os adultos traz a importância de estarem mais presentes nas atividades cotidianas de meninos e meninas sob sua responsabilidade e orientá-los que a maioria das regras que se aplicam na vida real, com relação a proteção e segurança, também valem para o ambiente digital. Para crianças e adolescentes lembra que ninguém tem o direto de agredir fisicamente ou verbalmente em casa, no ambiente on-line ou em qualquer outro lugar, e conversar com um adulto de confiança e denunciar é um dos caminhos para a autoproteção. No site da organização se encontram mais dicas do que fazer e uma lista dos canais de denúncia disponíveis. A Childhood Brasil sabe que interrupções na escola e na vida cotidiana de crianças e adolescentes, fazendo com que percam o contato com adultos protetores aumentando sensivelmente o tempo que passam on-line, e o possível aumentos das tensões nas relações intrafamiliares em virtude do estresse, podem levar ao aumento da violência doméstica, aliciamento (contato através de meios digitais com crianças e adolescentes para fins sexuais) e maior disseminação de material sexual envolvendo meninas e meninos.
“Ainda é um tabu falar de violência sexual de crianças e adolescentes, e acreditamos que é nosso papel como organização, que luta contra isso há 20 anos, dar luz e levar o assunto para a ‘rua’. A mobilização do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente é realizada em 18 de maio, mas queremos que ela ajude a promover a conscientização sobre a causa. É preciso falar do que esta acontecendo e poder orientar pais, cuidadores e as crianças e, assim, mudarmos esta realidade que é uma das piores violações de direitos humanos contra as nossas crianças e adolescentes”, explica Roberta Rivellino, presidente da Childhood Brasil.
A Rainha Silvia da Suécia gravou um vídeo de apoio aos cuidados com crianças e adolescentes durante o período de pandemia. O material foi desenvolvido em quatro idiomas: português, inglês, alemão e sueco. Além do filme com a Rainha, a campanha de conscientização conta com anúncio para jornal e revista e peças digitais para mídia on-line. Durante todo o mês de maio, a Childhood Brasil publicará em suas redes sociais oficiais (LinkedIn, Facebook e Instagram) conteúdos relacionados à campanha e também criou uma página especial sobre o tema no seu site.
A FRM/Canal Futura em parceria com o Instituto Votorantim/PVE encabeçam o projeto Telas Abertas. Destinado a redes sociais e WhatsApp, a campanha tem como objetivo de apoiar às famílias em isolamento social.
Assim, serão distribuídos materiais formatados para whatsapp com informações e serviços em:
Emergência Covid-19 – Coordenação de ações da filantropia e do investimento social em resposta à crise é uma iniciativa do GIFE para contribuir com a articulação e a colaboração entre as organizações de filantropia para que possamos responder ao atual momento da forma mais efetiva, eficiente e com o maior impacto positivo possível na superação desse desafio e de todos os danos por ele provocados.
A situação atual traz impactos para a sociedade como um todo e afeta de forma ainda mais contundente as pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Além disso, é imprescindível fortalecermos o Sistema Único de Saúde (SUS). Acreditamos que todas e todos, em nível individual e institucional, temos uma enorme responsabilidade compartilhada enquanto cidadãs e cidadãos.
Assim, institutos, fundações, empresas e outras organizações que se dedicam a contribuir com os diversos desafios da agenda pública, por meio de iniciativas de filantropia e investimento social privado, têm um papel fundamental a cumprir no atual contexto. A filantropia brasileira tem recursos financeiros, humanos, conhecimento, ferramentas, capital social, base de apoio, redes e uma conexão valiosa com a sociedade civil organizada. Todos esses elementos são essenciais nesse momento.
O contexto nos convoca e ao mesmo tempo nos apresenta uma enorme oportunidade de desenvolvimento no que diz respeito a nossa capacidade de colaboração e cooperação.
Para que possamos aproveitá-la e atender a esse chamado de interesse coletivo, se faz necessária a criação de espaços e ferramentas para que a colaboração possa acontecer e se desenvolver, com o desafio adicional de que o tempo de resposta é uma variável vital.
Essa plataforma procura contribuir com esse movimento que já vem acontecendo de forma espontânea desde o início da emergência.
Assim, convidamos todas as organizações de filantropia e investimento social privado a se somarem nessa missão coletiva.
Para entrar em contato conosco, escreva para [email protected]
Para entrar em contato conosco a respeito desta iniciativa, escreva para [email protected]