Four ways philanthropy can effectively partner with governments to support equitable vaccination distribution and ensure that more individuals are vaccinated […]
O UniãoBR é um movimento voluntário da sociedade brasileira, sem envolvimento político, para fortalecer o combate aos efeitos da pandemia […]
78% das organizações brasileiras atuaram destinando recursos financeiros para ações de combate à pandemia, a maior parte delas gerindo, mobilizando, direcionando […]
B3 fará doação de cestas básicas e engaja funcionários para doação de sangueA expectativa é arrecadar o mínimo de 2 […]
A Accenture criou um aplicativo para ajudar o Instituto Gerando Falcões a distribuir as cestas básicas doadas para a comunidade. […]
MARÉ SOLIDÁRIA CONTRA O CORONA“Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM)Museu da MaréFrente de Mobilização da Maré”
Agora, mais do que nunca, o assistencialismo se faz necessário para minimizar o impacto que as famílias da periferia sul […]
NA LUTA CONTRA A COVID-19,A SUA ATITUDE VAI CONTRIBUIRPARA MUDAR A HISTÓRIA. Criação de mais leitos hospitalares, tanto para o […]
Campanha emergencial de resposta ao COVID-19 realizada pela Doare. Buscamos reunir hospitais filantrópicos e organizações que estão realizando ações de […]
A Covid-19 tem sido cruel para o terceiro setor no Brasil. Metade das organizações sociais brasileiras afirma ter dificuldades para […]
Por entender que a situação mundial se encontra crítica devido ao novo coronavírus, a Jacobina Mineração e Comércio (JMC), através […]
O Fundo Baobá acaba de lançar um edital com foco em crianças de 0 a 6 anos. O objetivo é […]
Four ways philanthropy can effectively partner with governments to support equitable vaccination distribution and ensure that more individuals are vaccinated against COVID-19.
O UniãoBR é um movimento voluntário da sociedade brasileira, sem envolvimento político, para fortalecer o combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus no Brasil.
78% das organizações brasileiras atuaram destinando recursos financeiros para ações de combate à pandemia, a maior parte delas gerindo, mobilizando, direcionando ou aportando investimentos de origem empresarial. Metade delas realocou recursos de outros projetos para iniciativas de enfrentamento à Covid-19. Os dados fazem parte da Pesquisa Emergência Covid-19: levantamento de dados e informações da resposta da filantropia e do investimento social privado no enfrentamento à pandemia.
B3 fará doação de cestas básicas e engaja funcionários para doação de sangue
A expectativa é arrecadar o mínimo de 2 mil cestas básicas, que serão entregues para os fundos União SP e o Rio Contra Corona
A B3 lançou hoje uma série de iniciativas sociais para reduzir o impacto da crise do coronavírus, com doações feitas pela bolsa e buscando engajamento de outros doadores. Na captação de doações de cestas básicas, por exemplo, a bolsa doa cinco cestas para cada uma doada em uma plataforma de crowdfunding.
Outras iniciativas buscam ajudar na compra de equipamentos para hospitais públicos e seus profissionais de saúde e engajamento para doação de sangue para os hemocentros.“Temos um duplo papel neste momento. Do ponto de vista institucional, garantir o funcionamento dos mercados de capitais de forma segura contribui para reduzir o impacto da pandemia sobre a economia. Mas temos um papel também como cidadãos e a B3 busca, com essas medidas, colaborar para enfrentarmos juntos um momento de dificuldade para o país”, diz Gilson Finkelsztain, presidente da B3.
A arrecadação de cestas básicas será feita por meio da plataforma de crowdfunding Benfeitoria, com a meta é arrecadar o mínimo de 2 mil cestas básicas, que serão entregues para os fundos União SP e o Rio Contra Corona. A doação mínima é de R$ 60 e, para cada cesta doada, a B3 complementará com outras cinco, até que sejam atingidas pelo menos 12 mil cestas.
Na doação de sangue, a campanha da bolsa visa Incentivar seus 2.300 funcionários para que doem sangue aos hemocentros da cidade de São Paulo. As pessoas que não estiverem em grupo de risco e que não residirem com pessoas nessas condições terão os custos de deslocamento para os locais de doação pagos pela B3 como forma de garantir a proteção dos voluntários durante esse trajeto.
Conforme a bolsa, as ações de voluntariado serão complementadas com a doação de recursos financeiros para a compra de equipamentos de UTI e de proteção pessoal para profissionais de saúde da rede pública.
A B3 também apoiará a campanha da Organização Social Comunitas, que apoia 117 mil estudantes em São Paulo e pretende conseguir dobrar o valor já concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, de R$ 55 para R$110 por aluno.
Vídeo Série Solidariedade S.A., do Jornal Nacional de 17/07, mostra o resultado trazido pelas doações já feitas pela B3 durante a pandemia. https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/07/17/solidariedade-sa-doacao-de-ventiladores-pulmonares-e-outros-equipamentos-para-hospitais.ghtml
Notícia Valor Econômico, Negócios Comunitários vão receber auxílio da B3 – https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/06/26/negocios-comunitarios-vao-receber-auxilio-da-b3.ghtml
A Accenture criou um aplicativo para ajudar o Instituto Gerando Falcões a distribuir as cestas básicas doadas para a comunidade. A plataforma online Pertinho de Casa, idealizada e estruturada pela Accenture para o SEBRAE-SP/Faesp, entrou em operação para conectar pequenos comerciantes e negócios com seus vizinhos, interessados em receber os produtos em casa.
Com o apoio do Facebook, Vtex, PagSeguro e Yami, todos de forma pro-bono, o projeto foi lançado no prazo recorde de três semanas. Permitiu, assim, a retomada das vendas de pequenos produtores agrícolas, feirantes e comerciantes em geral, que viram suas lojas e estabelecimentos menores se esvaziarem por causa do distanciamento social.”
A Accenture doou 6 mil licenças de ensino a distância para a ONG Rede Cidadã. A ação permite que a ONG se reestruture para atender jovens aprendizes durante o momento de quarentena.
A Pertinho de Casa é uma iniciativa, sem fins lucrativos, liderada pela FAESP- Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e apoiada por diversas empresas que se uniram durante a pandemia da Covid-19 para aproximar empreendedores de micro e pequenos negócios de todos os ramos a consumidores próximos a suas regiões de atuação. A operação foi iniciada no Brasil todo no dia 09 de abril de 2020, e já está presente nos 27 estados brasileiros e em 585 cidades. Possuímos mais de 11.000 cadastros de vendedores e isso é só o começo! O propósito principal é conectar compradores e vendedores em função do interesse comercial e localização, utilizando como ponto de referência o CEP ou endereço. Uma alternativa gratuita aos aplicativos de delivery, pois não cobra taxas dos negócios locais.
O site é acessado por meio do endereço eletrônico www.pertinhodecasa.com.br e é gerido/mantido pela FAESP, responsável também pela estrutura de atendimento e canais de comunicação com vendedores e consumidores.
MARÉ SOLIDÁRIA CONTRA O CORONA
“Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM)
Museu da Maré
Frente de Mobilização da Maré”
Agora, mais do que nunca, o assistencialismo se faz necessário para minimizar o impacto que as famílias da periferia sul de São Paulo estão sentido em suas vidas.
Não é apenas a contaminação do vírus que nos traz preocupação, mas como a pandemia afeta a vida das pessoas, principalmente das que vivem nas favelas. Como tem aparecido em diversas mídias, a situação está crítica nas comunidades! As pessoas estão passando fome, falta água na torneira, dinheiro para comprar comida, fraldas, gás, luz, aluguel, material de higiene e limpeza…. falta o essencial para sobreviver.
O número de famílias nos pedindo ajuda só aumenta, passou de 10.000… Só conseguimos atender 386 famílias até o momento.
O mapeamento continua com o protagonismo de atores locais como as iniciativas participantes do Edital 2020 – aTUAção PerifaSul, e a notícia se propagou nas vielas e becos… nossa rede está articulada e atores locais estão engajados frente às ações de ajuda à comunidade.
Agora falta a sua doação para que possamos continuar atendendo quem mais precisa!
Todo recurso arrecadado será revertido para atender às famílias da periferia sul com compra de alimentos, produtos de higiene e limpeza, medicamentos, fraldas, leite, botijão de gás para cozinha e bolsa de auxílio, sempre que possível comprados nos pequenos comércios locais para fomentar a economia do território.
Nas ações contra o COVID-19 estamos atuando com as seguintes ações:
– mapeamento de famílias que precisam de auxílio na periferia sul de São Paulo;
– captação de recursos para serem revertidos em ajuda às famílias do território em extrema vulnerabilidade e que não são contempladas por organizações locais;
– consolidação de uma base única de controle para que não haja sobreposição de esforços e para que possamos atender o maior número de pessoas.
Esse trabalho está sendo feito com a ajuda de parceiros e iniciativas territoriais apoiadas. Este ano de 2020, por meio do edital aTUAção PerifaSul, estamos apoiando 25 iniciativas de 6 distritos da periferia sul em parceria com outras 3 organizações: Macambira Sociocultural, Instituto Jatobás e Fundação Alphaville.
São essas 25 iniciativas, com profundo conhecimento local, que estão mapeando as famílias de maior vulnerabilidade e que não estão sendo contempladas na assistência prestada por outras organizações maiores. Conseguimos chegar onde outros não chegam devido ao engajamento e protagonismo dos nossos atores locais. Paralelamente estamos em contato com diversas organizações do território para acompanhar suas demandas e poder direcionar recursos excedentes ou específicos para sua base de famílias cadastradas e para assegurar que não haja sobreposição de ações.
Nosso esforço de arrecadação é revertido em compra de cesta básica, kits de higiene e material de limpeza que, quando possível, são comprados localmente para fomentar o comércio dos pequenos empreendedores que também foi fortemente impactado pela pandemia. O valor de uma cesta completa é R$ 180,00.
O perfil das famílias mapeadas é:
– 37% dessas famílias têm renda de 1 salário mínimo
– 59% não têm qualquer renda e
– 4% recebe até 2 salários mínimos
– média de 5 pessoas por família
mais estatísticas podem ser acessadas aqui: RESUMO & EVIDÊNCIAS (https://www.fundacaoabh.org.br/wp-content/uploads/2020/04/RESUMO-E-EVIDENCIAS1.pdf)
A Fundação ABH e as famílias da periferia sul agradecem sua doação!
Doações podem ser feitas na benfeitoria, para a campanha específica do covid-19, na plataforma da Fundação ABH (https://www.fundacaoabh.org.br/doe-agora), direto em conta corrente ou comprando as cestas e entrando em contato conosco para alinhar a logística de distribuição.
NA LUTA CONTRA A COVID-19,
A SUA ATITUDE VAI CONTRIBUIR
PARA MUDAR A HISTÓRIA.
Criação de mais leitos hospitalares, tanto para o atendimento de pacientes do sistema suplementar quanto para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
#CooperarParaControlar
Hospital Israelita Albert Einstein
Campanha emergencial de resposta ao COVID-19 realizada pela Doare. Buscamos reunir hospitais filantrópicos e organizações que estão realizando ações de assistência social. ATUALIZAÇÃO 27/07 – A pandemia de COVID-19 acentuou a fome e o desemprego no país. Por isso, criamos a Cesta Consciente, que apoia milhares de famílias brasileiras. Por um lado, famílias em situação de vulnerabilidade que podem contar com produtos saudáveis no enfrentamento da crise. Por outro, famílias agricultoras que cultivam os alimentos das cestas doadas. A campanha fortalece e beneficia também os empreendimentos da economia solidária que produzem itens de higiene e proteção contra o coronavírus.Desde março, 2.300 famílias já receberam a Cesta Consciente. Porém, milhares de pessoas ainda precisam de apoio nos próximos meses.Doe a Cesta Consciente e ajude duas famílias
com uma única doação.
A Covid-19 tem sido cruel para o terceiro setor no Brasil. Metade das organizações sociais brasileiras afirma ter dificuldades para se manter após a pandemia, segundo a Folha de São Paulo.
Esta é uma chamada para organizações sem fins lucrativos, negócios sociais ou empresas sociais que transformam o Brasil e que estejam enfrentando dificuldades ocasionadas pela pandemia.
Acreditamos na democratização do uso da tecnologia como forma de impulsionar o bem social e mitigar os efeitos da Covid-19.
As organizações selecionadas serão beneficiadas com projetos focados no acesso, adoção e avanço da tecnologia como ferramenta de transformação social.
A inscrição para o processo seletivo vai até dia 28 de fevereiro de 2021.
Por entender que a situação mundial se encontra crítica devido ao novo coronavírus, a Jacobina Mineração e Comércio (JMC), através do Instituto Yamana, não tem medido esforços para colaborar de todas as maneiras possíveis. Dessa vez, a doação dos kits de proteção contra a Covid-19 foi realizada nas comunidades de Itapicuru, Jaboticaba e Pontilhão de Canavieiras. Com a ação, 300 famílias foram beneficiadas. O kit contém álcool em gel, água sanitária, sabão em pó, detergente, esponja, termômetro e máscaras de tecido. “Seguimos unindo forças para auxiliar a comunidade de Jacobina, bem como as do seu entorno, garantindo materiais essenciais àqueles que não têm condição de adquiri-los. O nosso objetivo é oferecer todo o apoio possível à comunidade”, declara Leila Praxedes, gerente de Comunidades e Comunicação da JMC. Para Dona Josefa Tavares do Itapicuru “ Essa ação é muito importante para nossa comunidade, porque assim podemos tomar todos os cuidados que os médicos estão pedindo, só tenho que agradecer a Yamana”. É com união, solidariedade e adoção das melhores práticas de prevenção que o Instituto Yamana busca, incansavelmente, colaborar com o combate ao novo coronavírus. Devido ao momento delicado pelo qual o mundo está passando, é preciso que todos se unam e busquem ajudar o próximo. Muitos precisam de auxílio e pequenos gestos e ações podem melhorar a vida de uma pessoa. Seguindo essa premissa, que o Instituto Yamana e a equipe de voluntariado da Jacobina Mineração e Comércio (JMC) conseguiu arrecadar diversas cestas básicas e como forma de incentivo ao voluntariado, o Instituto doou o dobro do número de cestas arrecadadas. Com isso, conseguiram beneficiar cerca de 700 famílias no município de Jacobina. As cestas básicas chegam em um momento em que a população de Jacobina está sofrendo o impacto econômico devido às medidas de isolamento social decretadas pelos órgãos competentes. Diversas pessoas estão sem trabalhar e, pelo fato de muitos possuírem trabalhos informais, estão sem trabalho e sem dinheiro. Marília Silva da Gama, que mora na Lagoa Dourada, em Jacobina-BA, ressalta a importância do recebimento da cesta básica e da ação da JMC na comunidade. “É muito importante receber esses alimentos que vão alimentar minha família e evitar que a gente passe fome. Estamos afastados do trabalho, sou diarista e meu marido é trabalhador informal, portanto toda a renda da família foi cortada, estamos os dois em casa, sem ter trabalho e sem ter dinheiro. Com isso as coisas já estavam faltando”, comenta. Para Cristiane Sampaio, colaboradora voluntária do projeto, ser voluntário é algo prazeroso, que ela faz com amor. “Acredito que nesse atual cenário ações como essas são essenciais pois, são para pessoas que não têm renda fixa, estão com dificuldade financeira e sem ter como suprir as necessidades básicas da família, como alimentação, por exemplo”, destaca. Tão logo a pandemia do Coronavírus chegou ao Brasil, O Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental, redirecionou todo seu planejamento estratégico para proteção e cuidado para com as pessoas. Em articulação com o Poder Público e diversos atores da sociedade civil, iniciou uma série de ações articuladas de caráter emergencial que o momento exigia. Em Jacobina (BA), o Instituto iniciou um amplo programa de comunicação produzindo conteúdos para conscientização da população em geral sobre cuidados e hábitos para impedir a disseminação do vírus na sociedade. O Instituto Yamana, através da Jacobina Mineração e Comércio, em apoio ao município de Jacobina no combate à Covid-19 doaram diversos equipamentos de proteção individual e testes rápidos à Secretaria Municipal de Saúde de Jacobina e também anunciou a ampliação do recurso para apoiar o município de Jacobina durante a pandemia para dois milhões e duzentos e cinquenta mil reais. Entre os itens já entregues à prefeitura municipal estão: equipamentos de proteção individual, testes rápidos para Covid-19 e material de higiene e limpeza. Além disso, o Instituto anunciou que com a ampliação do recurso também doará equipamentos e móveis para montagem de leitos de UTI no hospital municipal de Jacobina.
O Fundo Baobá acaba de lançar um edital com foco em crianças de 0 a 6 anos. O objetivo é selecionar iniciativas de apoio a famílias que, em seu núcleo, tenham mulheres e adolescentes grávidas, mulheres que deram à luz, homens responsáveis e corresponsáveis pelo cuidado de crianças nessa faixa etária, no contexto da pandemia Covid-19.
Emergência Covid-19 – Coordenação de ações da filantropia e do investimento social em resposta à crise é uma iniciativa do GIFE para contribuir com a articulação e a colaboração entre as organizações de filantropia para que possamos responder ao atual momento da forma mais efetiva, eficiente e com o maior impacto positivo possível na superação desse desafio e de todos os danos por ele provocados.
A situação atual traz impactos para a sociedade como um todo e afeta de forma ainda mais contundente as pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Além disso, é imprescindível fortalecermos o Sistema Único de Saúde (SUS). Acreditamos que todas e todos, em nível individual e institucional, temos uma enorme responsabilidade compartilhada enquanto cidadãs e cidadãos.
Assim, institutos, fundações, empresas e outras organizações que se dedicam a contribuir com os diversos desafios da agenda pública, por meio de iniciativas de filantropia e investimento social privado, têm um papel fundamental a cumprir no atual contexto. A filantropia brasileira tem recursos financeiros, humanos, conhecimento, ferramentas, capital social, base de apoio, redes e uma conexão valiosa com a sociedade civil organizada. Todos esses elementos são essenciais nesse momento.
O contexto nos convoca e ao mesmo tempo nos apresenta uma enorme oportunidade de desenvolvimento no que diz respeito a nossa capacidade de colaboração e cooperação.
Para que possamos aproveitá-la e atender a esse chamado de interesse coletivo, se faz necessária a criação de espaços e ferramentas para que a colaboração possa acontecer e se desenvolver, com o desafio adicional de que o tempo de resposta é uma variável vital.
Essa plataforma procura contribuir com esse movimento que já vem acontecendo de forma espontânea desde o início da emergência.
Assim, convidamos todas as organizações de filantropia e investimento social privado a se somarem nessa missão coletiva.
Para entrar em contato conosco, escreva para [email protected]
Para entrar em contato conosco a respeito desta iniciativa, escreva para [email protected]