O governo do estado estruturou uma frente responsável para organizar o recebimento de doações. O Fundo Social de São Paulo […]
A organização recebe doações em dinheiro para a compra de alimentos, produtos de higiene e limpeza destinados a moradores de […]
Inspiradas pelo @festivaleuficoemcasa criado em Portugal, cantoras, intérpretes, compositores, artistas e bandas de todo o Brasil se uniram em uma […]
Ação tem o intuito de levar alimento, artigos de higiene e informação para os regiões periféricas das principais capitais do […]
Campanha emergencial de resposta ao COVID-19 realizada pela Doare busca reunir hospitais filantrópicos e organizações que estão realizando ações de […]
As favelas são os territórios mais vulneráveis ao coronavírus porque é onde, muitas vezes, falta o básico: acesso à água, […]
A organização vai atuar com foco em ações emergenciais de doações de alimento na zona sul de São Paulo. Para […]
A SITAWI segue trabalhando em iniciativas de combate e superação da crise. Nos últimos 100+ dias de pandemia, batemos 60+ […]
O Instituto atuou focado em duas frentes: Orçamento: redirecionar o orçamento já existente e criar orçamento adicional de R$50 milhões […]
Lançamos a página Gestão de Crise na Educação – Covid-19. O espaço reunirá reflexões, indicações de práticas, materiais, ferramentas, plataformas […]
O instituto estuda caminhos para a flexibilização dos projetos em curso e trabalha em um mapa de risco para essas […]
A fundação realiza um mapeamento de grupos de geração de renda a fim de apoiá-los em caráter emergencial, buscando também […]
O governo do estado estruturou uma frente responsável para organizar o recebimento de doações. O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) concentrará valores em dinheiro que devem ser usados para a compra de materiais e pagamento de serviços vinculados ao combate à doença.
COMO DOAR:
Banco do Brasil – Agência 1897-X – Conta Corrente: 19.490-5 CNPJ/MF: 44.111.698-0001/98
A organização recebe doações em dinheiro para a compra de alimentos, produtos de higiene e limpeza destinados a moradores de Capão Redondo, Jardim Ângela e Jardim São Luis, na zona sul da cidade
COMO DOAR:
Caixa Econômica Federal – Agência: 4071 – Conta Corrente: 2146-9 – CNPJ: 19.616.285/0001-18
Mais informações: Rua Joaquim Braga, 32, Capão Redondo, São Paulo. Telefone: (11) 2359-6098
Inspiradas pelo @festivaleuficoemcasa criado em Portugal, cantoras, intérpretes, compositores, artistas e bandas de todo o Brasil se uniram em uma rede de cuidado coletivo para romper o isolamento por meio da internet e criar um momento para recarregar as energias e se nutrir de cultura.
O festival permite que o público possa comprar seus ingressos voluntários para fazer doações. Toda arrecadação, excluindo taxa de processamento de pagamento, será destinada à 11 organizações a serem apoiadas por essa primeira edição.
Ação tem o intuito de levar alimento, artigos de higiene e informação para os regiões periféricas das principais capitais do país.
A cada R$ 1 doado, é entregue uma refeição.
Campanha emergencial de resposta ao COVID-19 realizada pela Doare busca reunir hospitais filantrópicos e organizações que estão realizando ações de assistência social.
As favelas são os territórios mais vulneráveis ao coronavírus porque é onde, muitas vezes, falta o básico: acesso à água, produtos de limpeza, comunicação eficiente e infraestrutura para fazer a prevenção de forma correta.
Neste momento, todos os esforços para impedir a chegada e minimizar os impactos do coronavírus está nas mãos dos próprios moradores, que têm organizado ações e vaquinhas online.
O Fundo busca juntar R$ 50 mil até esta sexta-feira, dia 27, para comprar água, produtos de limpeza e higiene pessoal e investir na comunicação sobre prevenção, principalmente naqueles lugares onde o poder público não chega!
As arrecadações serão concentradas em um só lugar e repassadas integralmente para moradores e coletivos das favelas.
A organização vai atuar com foco em ações emergenciais de doações de alimento na zona sul de São Paulo. Para isso, prepara uma campanha para doações de alimentos e materiais de higiene para as famílias das creches com as quais se relaciona.
Tem também um projeto para a criação de conteúdos para jovens e pensa em como ativar voluntariado online nesse período.
A SITAWI segue trabalhando em iniciativas de combate e superação da crise. Nos últimos 100+ dias de pandemia, batemos 60+ projetos ativos no Programa Finanças Sustentáveis, incorporamos 19 novos [email protected] em nosso time e atingimos a marca de R$45 milhões mobilizados para Fundos Filantrópicos na linha de frente de combate à COVID-19 no Programa Finanças Sociais.
Além disso, demos aula sobre ESG em private equity e organizamos um webinar sobre Investimentos de Crédito Sustentáveis que você pode assistir aqui. Ah, e abrimos uma Chamada de Empréstimo Coletivo para negócios de impacto que vão trabalhar neste momento de retomada econômica! Saiba mais.
O Instituto atuou focado em duas frentes:
Outro programa que readequaram é o de Proteção do Direito da Criança e do Adolescente em 3 frentes:
Ademais, anunciaram em 30 de março aporte de 50 milhões de reais da Votorantim para o instituto gerenciar em ações para combate a pandemia, que utilizaremos em três frentes:
A ideia é atuar em municípios fora dos grandes centros, em regiões onde possuem operações. Para, assim, estabelecer parcerias com prefeituras e estados para aplicação desses recursos. Ademais, o Banco Votorantim fará outro aporte, que deve ser gerenciado em 50% para o Instituto Votorantim e 50% para a Fundação Banco do Brasil.
Estão discutindo com Fundação Roberto Marinho para fazer chegar conteúdos à rede de mais de 37 mil pessoas. Seguindo, dessa forma, o mesmo caminho na frente de crianças e adolescentes, aproveitar as redes que possuem pelo Brasil para fazer chegar informação. Isso porque, uma grande preocupação é a violação de direitos neste período de isolamento.
Se envolveram com a Comunitas para mobilizar recursos junto aos investidores da Votorantim para UTIs em São Paulo.
Além disso, em parceria com o Instituto Arapyaú irão ofertar apoio para prefeituras em auxílio a desenvolvimento de suas estratégias ao combate à pandemia. Em paralelo, estão constituindo um fundo que já conta com 2 milhões de reais do instituto e provavelmente com financiamento do BNDES para ofertar uma consultoria para ajudar pequenas e médias cidades a se organizarem, a serem definidas a partir de estudo do Instituto Arapyaú.
Devem organizar estudo com 5500 municípios brasileiros para criação de índice de vulnerabilidade à pandemia. Irão avaliar diversos indicadores que vão desde a organização do sistema de saúde a faixa etária da população. Serão oito indicadores no total.
Outra atividade é o suporte às prefeituras ao entender o que fazer com as estratégias de educação. Diariamente realizam webinars aberto para as secretarias de educação para, dessa forma, acompanhar orientações de especialistas no que tange a questões educacionais.
Em parceria com a Ticket (que se dispôs a não cobrar pela emissão e distribuição) disponibilizarão recursos em cartões de vale-alimentação para famílias carentes. Buscam, assim, também movimentar a economia local neste momento.
Em parceria com a Beneficência Portuguesa na área de saúde oferecem consultoria técnica na cotação de materiais e negociação e indicação de fornecedores.
Edital de seleção de municípios com alto risco epidemiológico* para participação em programa de capacitação em gestão para enfrentamento da pandemia gerada pelo coronavírus. Ademais, possuem assessoria técnica e especializada para o enfrentamento e gerenciamento da pandemia causada pelo coronavírus.
http://www.institutovotorantim.org.br/municipioscontraocorona/
Também estão com o Projeto Telas Abertura junto com Futura.
Tem realizado webinars diários com especialistas para os secretários de educação. Uma média de 400 participantes por sessão. Para acessar todo o histórico e a programação dos próximos neste link: https://pve.institutovotorantim.org.br/tag/webinar-covid19/
Inovação: Apoio para a estruturação da fábrica de vacinas no Rio de Janeiro em parceria com Ambev, Americanas, Itaú, Stone, Fundação Lemann, Fundação Brava e Behig Family Foundation e em São Paulo. https://www.votorantim.com.br/todoscontraocoronavirus/transparencia.php
Lançamos a página Gestão de Crise na Educação – Covid-19. O espaço reunirá reflexões, indicações de práticas, materiais, ferramentas, plataformas e demais conteúdos que possam inspirar gestores desafiados a viabilizar o ensino e a aprendizagem sem a estrutura tradicional das escolas. A iniciativa faz parte do conjunto de ações do Instituto Unibanco pensadas para fazer frente ao impacto da pandemia sobre as redes de ensino e apoiar educadores, demais profissionais e a sociedade em geral na busca de soluções. Acesse: https://www.institutounibanco.org.br/gestao-de-crise-na-educacao-covid-19/
O Instituto Unibanco e Fundação Itaú de Educação e Cultura estão destinando 150 milhões para atividades fora do nosso core business. Da parte do instituto são 50 milhões e já começamos a fazer aporte na Maré, Rio de Janeiro, para famílias vulneráveis. Estamos atendendo também usuários de craque com “quentinhas” e também idosos. Já fizemos articulações com a Cufa Brasil para distribuição de cestas básicas para 5 mil mães, estamos destinando 1.2 milhões para isso. Vamos atender também a Rocinha, Alemão e Cidade de Deus com as organizações locais, tentando fomentar o comércio local e as instituições locais para essa distribuição e logística. Estamos indo para estados parceiros, provavelmente para Belo Horizonte e Fortaleza, que estão com maiores incidências de coronavírus neste momento. Outro projeto: mães da favela “. Nossa meta era 5 mil mães em 12 estados com uma bolsa alimentação por dois meses em 12 estados . Mas o instituto Unibanco que havia se responsabilizado pelo bolsa de 5 mil mães por um mês , decidiu assumir integralmente todo o projeto . Sendo assim , nossa régua vai subir e agora nossa meta é 10 mil mães em 17 estados. https://www.maesdafavela.com.br/ ATUALIZACAO VIA BASE 5/2: ““O Instituto Unibanco destinou 50 milhões para apoiar organizações e instituições sociais no combate ao COVID-19 com em ações emergências para a população em situação de alta vulnerabilidade social no Rio de Janeiro e nas capitais Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG).
Inicialmente, foram mapeadas instituições e organizações que já estavam realizando ações emergências nestes territórios e constatou-se que era priorizada a distribuição de Kits de alimentação e higiene, bem como refeições para a população em situação de alta vulnerabilidade social. Ao longo dos meses os parceiros e as ações apoiadas pelo Instituto Unibanco se diversificaram diante da necessidade de apoio a outros públicos, que passou a contemplar: a transferência de renda para trabalhadores informais, transexuais, travestis e egressos do sistema prisional; kits de inverno e estruturação de abrigo para idosos; compra e distribuição da produção de produtos orgânicos oriundos da agricultura familiar, bolsa para jovens periféricos, cadastros da população com perfil para ações de assistência e pulverização em favela.
O balanço geral da campanha humanitária do Instituto Unibanco nos 3 estados apoiados é significativo e de acordo com os números do monitoramento da ação foram beneficiadas até o final do mês de agosto 115.566 famílias e 18.970 pessoas e distribuídos mais de 990.142 itens até a finalização desta agenda do IU.
O Instituto Unibanco reuniu os seguintes parceiros nesta Frente Humanitária: Agência de Redes para Juventudes; ANCAT – Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis; Associação Arte Salva Vidas; Associação Coletivo Papo Reto; Centro Cultural da Favelinha (Belo Horizonte-MG); Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (Fortaleza-CE); CIEDS; Criola; Circo Crescer e Viver; CUFA; Fala Roça; Grupo Artístico e Cultural Arteiros; Instituto Reação; IPREDE; ISER; Jocum; Movimenta Caxias e Perifa Connection; MUCA – Movimento Unido dos Camelôs; Pastoral de Rua (Belo Horizonte – BH); Redes de Desenvolvimento da Maré; Rio contra Corona e Viva Rio.”
O instituto estuda caminhos para a flexibilização dos projetos em curso e trabalha em um mapa de risco para essas iniciativas.
Além disso, está mobilizando kits de cestas básicas e materiais de limpeza a serem doados.
A fundação realiza um mapeamento de grupos de geração de renda a fim de apoiá-los em caráter emergencial, buscando também parceiros locais para uma possível atuação conjunta.
Emergência Covid-19 – Coordenação de ações da filantropia e do investimento social em resposta à crise é uma iniciativa do GIFE para contribuir com a articulação e a colaboração entre as organizações de filantropia para que possamos responder ao atual momento da forma mais efetiva, eficiente e com o maior impacto positivo possível na superação desse desafio e de todos os danos por ele provocados.
A situação atual traz impactos para a sociedade como um todo e afeta de forma ainda mais contundente as pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Além disso, é imprescindível fortalecermos o Sistema Único de Saúde (SUS). Acreditamos que todas e todos, em nível individual e institucional, temos uma enorme responsabilidade compartilhada enquanto cidadãs e cidadãos.
Assim, institutos, fundações, empresas e outras organizações que se dedicam a contribuir com os diversos desafios da agenda pública, por meio de iniciativas de filantropia e investimento social privado, têm um papel fundamental a cumprir no atual contexto. A filantropia brasileira tem recursos financeiros, humanos, conhecimento, ferramentas, capital social, base de apoio, redes e uma conexão valiosa com a sociedade civil organizada. Todos esses elementos são essenciais nesse momento.
O contexto nos convoca e ao mesmo tempo nos apresenta uma enorme oportunidade de desenvolvimento no que diz respeito a nossa capacidade de colaboração e cooperação.
Para que possamos aproveitá-la e atender a esse chamado de interesse coletivo, se faz necessária a criação de espaços e ferramentas para que a colaboração possa acontecer e se desenvolver, com o desafio adicional de que o tempo de resposta é uma variável vital.
Essa plataforma procura contribuir com esse movimento que já vem acontecendo de forma espontânea desde o início da emergência.
Assim, convidamos todas as organizações de filantropia e investimento social privado a se somarem nessa missão coletiva.
Para entrar em contato conosco, escreva para [email protected]
Para entrar em contato conosco a respeito desta iniciativa, escreva para [email protected]