A FRM/Canal Futura em parceria com o Instituto Votorantim/PVE encabeçam o projeto Telas Abertas. Destinado a redes sociais e WhatsApp, […]
A Vivo criou um comitê de crise montado na empresa com endereçamento de vários temas como demandas da secretaria de […]
A pandemia do novo coronavírus trouxe enormes desafios para a sociedade, que na cultura não são menores. O fechamento das […]
A Frente de Mobilização da MARÉ está atuando em um plano de comunicação para combater o número de casos do […]
Campanha da comunidade das escolas infantis do Centro de SP. O objetivo é ajudar, primordialmente, as famílias das crianças mais […]
O Desviralize é uma plataforma online construída voluntariamente em rede, a fim de oferecer monitoramento local em tempo real sobre […]
A ferramenta de gestão Asana está buscando apoiar organizações sem fins lucrativos que trabalham em pesquisa médica e resposta a […]
Com o objetivo de contribuir com essa construção, o Instituto Unibanco passará a publicar conteúdos que possam apoiar e, ao […]
Pacto contra a Covid-19 é uma iniciativa que reúne sugestões de resposta à crise e cases empresariais. Além disso, compilaram […]
A Pandemia de Covid-19 não pode impedir que crianças, adolescentes e jovens continuem aprendendo e se desenvolvendo. Por isso, para […]
A B3 fará doação de cestas básicas e engaja funcionários para ações de voluntariado, como doação de sangue. Cestas Básicas […]
Arte como Respiro O Itaú Cultural lança Arte como respiro: múltiplos editais de emergência com a finalidade de apoiar artistas […]
A FRM/Canal Futura em parceria com o Instituto Votorantim/PVE encabeçam o projeto Telas Abertas. Destinado a redes sociais e WhatsApp, a campanha tem como objetivo de apoiar às famílias em isolamento social.
Assim, serão distribuídos materiais formatados para whatsapp com informações e serviços em:
A Vivo criou um comitê de crise montado na empresa com endereçamento de vários temas como demandas da secretaria de educação, demandas de infraestrutura etc.
Além disso, está em contribuição com o Ministério de Ciência e Tecnologia. Contando também com a participação de outras operadoras, para disponibilização de dados anonimizados de todo o tráfego de celular para contribuição para estudos e avaliações sobre mobilização de pessoas. Podendo, assim, medir deslocamentos e identificar aglomerações nos grandes centros para atuação do Governo.
Ademais, produzindo materiais, conteúdo online e focando, especialmente, para professores e alunos.
A Fundação Telefônica Vivo anunciou um Fundo de 25 milhões de euros para enfrentamento do coronavírus na Espanha. Entretanto no Brasil ainda está sendo definida a contribuição.
A pandemia do novo coronavírus trouxe enormes desafios para a sociedade, que na cultura não são menores. O fechamento das instituições e equipamentos culturais, cancelamento de eventos, apresentações e exposições, impõem um cenário desafiador para o setor.
Mas a busca por formas de enfrentar esta crise é, também, uma oportunidade de transformação para uma sociedade com mais empatia e solidariedade. Assim, neste enfrentamento, as respostas começam a surgir a partir de múltiplas atitudes e com o objetivo de reunir as diversas iniciativas no campo da cultura. O Intermuseus elaborou um mural colaborativo sustentado em quatro pilares:
A Frente de Mobilização da MARÉ está atuando em um plano de comunicação para combater o número de casos do novo coronavírus (Covid-19) nas favelas da MARÉ.
Além disso, vem promovendo ações de cadastro e distribuição de cestas e materiais de higiene para os mais vulneráveis. O objetivo é divulgar melhor as ações que estão sendo organizadas e produzidas e facilitar a comunicação entre todos.
A campanha “Coronavírus nas favelas” visa fomentar ações que levem, primordialmente, informação aos moradores das 16 comunidades da Maré. Hoje são, em suma, 140 mil pessoas informadas sobre a importância de se proteger, de garantir hábitos de higiene e respeitar o isolamento social.
O objetivo é não somente fomentar ações de comunicação dentro da comunidade, mas também conseguir viabilizar doações de produtos de higiene/limpeza e alimentos para serem distribuídos aos moradores durante esse período de crise.
Produção de áudios para circular no carro de som, arte em panfletos A3 para publicizar pelas ruas das favelas, além disso, faixas e mais cartazes foram colados nos comércios, igrejas e associações.
Estão sendo criados e inseridos nas redes sociais vídeos e imagens sinalizando a importância da higiene e do uso da máscara para o enfrentamento do vírus.
Ademais, uma campanha de doação de alimentos e materiais de higiene, e nesse sentido o cadastro das famílias a serem beneficiadas já está sendo realizado.
Coletivos na Frente:
Para saber mais, CLIQUE AQUI.
Campanha da comunidade das escolas infantis do Centro de SP. O objetivo é ajudar, primordialmente, as famílias das crianças mais vulneráveis das quatro escolas do território:
O Desviralize é uma plataforma online construída voluntariamente em rede, a fim de oferecer monitoramento local em tempo real sobre a evolução do COVID-19.
A ferramenta de gestão Asana está buscando apoiar organizações sem fins lucrativos que trabalham em pesquisa médica e resposta a desastres relacionados ao COVID-19.
Se a organização sem fins lucrativos estiver na linha de frente da pesquisa e teste do COVID-19, ela tem direito a uma assinatura da ferramenta. Dessa forma, o Asana oferece uma assinatura gratuita de um ano ao Asana Business para novos ou atuais clientes do Asana Basic.
Contribuindo, assim, para as iniciativas que visam combater o covid-19.
Com o objetivo de contribuir com essa construção, o Instituto Unibanco passará a publicar conteúdos que possam apoiar e, ao mesmo tempo, inspirar gestores a viabilizar o ensino e a aprendizagem a distância. Facilitando, assim, o enfrentamento dos desafios de não possuir a estrutura tradicional das escolas. Nesse espaço estarão:
Pacto contra a Covid-19 é uma iniciativa que reúne sugestões de resposta à crise e cases empresariais. Além disso, compilaram informações úteis para enfrentar a pandemia. A organização convidou empresas a participar desta linha de atuação da Rede Brasil do Pacto Global, fomentando, assim, o compartilhamento experiências e implementando boas práticas.
Em pesquisa finalizada no dia 20 de março, a Pacto levantou que quase 10% das empresas já desenvolviam iniciativas externas para conter a crise (os resultados completos podem ser encontrados aqui). Dessa maneira, esta página visa aumentar este número e inspirar através de exemplos e recomendações práticas. Abaixo, você encontra:
A Pandemia de Covid-19 não pode impedir que crianças, adolescentes e jovens continuem aprendendo e se desenvolvendo.
Por isso, para apoiar gestores educacionais, professores e famílias, um grupo de organizações sociais preparou uma curadoria de conteúdos e soluções gratuitas e úteis para promover experiências de ensino e aprendizagem fora das escolas.
A B3 fará doação de cestas básicas e engaja funcionários para ações de voluntariado, como doação de sangue.
A expectativa é arrecadar o mínimo de 2 mil cestas básicas, que serão entregues para os fundos União SP e o Rio Contra Corona. Essa é uma de diversas iniciativas sociais para reduzir o impacto da crise do coronavírus promovidas pela B3. Essas ações visam doações feitas pela bolsa e buscam engajamento de outros doadores. Na captação de doações de cestas básicas, por exemplo, a bolsa doa cinco cestas para cada uma doada em uma plataforma de crowdfunding.
A arrecadação de cestas básicas será feita por meio da plataforma de crowdfunding Benfeitoria. A meta é arrecadar como resultado o mínimo de 2 mil cestas básicas, que serão entregues para os fundos União SP e o Rio Contra Corona. A doação mínima é de R$ 60 e, para cada cesta doada. A B3 complementará com outras cinco, até que sejam atingidas pelo menos 12 mil cestas.
Outras iniciativas buscam ajudar na compra de equipamentos para hospitais públicos e seus profissionais de saúde e engajamento de tal forma que seja movimentada a doação de sangue para os hemocentros.
“Temos um duplo papel neste momento. Do ponto de vista institucional, garantir o funcionamento dos mercados de capitais de forma segura contribui para reduzir o impacto da pandemia sobre a economia. Mas temos um papel também como cidadãos e a B3 busca, com essas medidas, colaborar para enfrentarmos juntos um momento de dificuldade para o país”, diz Gilson Finkelsztain, presidente da B3.
A campanha de doação de sangue da bolsa visa incentivar seus 2.300 funcionários para que doem sangue aos hemocentros da cidade de São Paulo. As pessoas que não estiverem em grupo de risco e que não residirem com pessoas nessas condições terão os custos de deslocamento para os locais de doação pagos pela B3 como forma de garantir a proteção dos voluntários durante esse trajeto.
De acordo com a bolsa, as ações de voluntariado serão complementadas com a doação de recursos financeiros, que serão utilizados para a compra de equipamentos de UTI e de proteção pessoal para profissionais de saúde da rede pública.
A B3 também apoiará a campanha da Organização Social Comunitas, que apoia 117 mil estudantes em São Paulo. Isso porque a bolsa pretende dobrar o valor já concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, de R$ 55 para R$110 por aluno.
O Itaú Cultural lança Arte como respiro: múltiplos editais de emergência com a finalidade de apoiar artistas no contexto da pandemia do Coronavírus.
Serão três editais com o intuito de incentivar trabalhos das áreas cênicas, música e artes visuais que possam ser compartilhados nas redes sociais. Primeiro edital já tem inscrições abertas voltado para o circo, dança e teatro.
Emergência Covid-19 – Coordenação de ações da filantropia e do investimento social em resposta à crise é uma iniciativa do GIFE para contribuir com a articulação e a colaboração entre as organizações de filantropia para que possamos responder ao atual momento da forma mais efetiva, eficiente e com o maior impacto positivo possível na superação desse desafio e de todos os danos por ele provocados.
A situação atual traz impactos para a sociedade como um todo e afeta de forma ainda mais contundente as pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Além disso, é imprescindível fortalecermos o Sistema Único de Saúde (SUS). Acreditamos que todas e todos, em nível individual e institucional, temos uma enorme responsabilidade compartilhada enquanto cidadãs e cidadãos.
Assim, institutos, fundações, empresas e outras organizações que se dedicam a contribuir com os diversos desafios da agenda pública, por meio de iniciativas de filantropia e investimento social privado, têm um papel fundamental a cumprir no atual contexto. A filantropia brasileira tem recursos financeiros, humanos, conhecimento, ferramentas, capital social, base de apoio, redes e uma conexão valiosa com a sociedade civil organizada. Todos esses elementos são essenciais nesse momento.
O contexto nos convoca e ao mesmo tempo nos apresenta uma enorme oportunidade de desenvolvimento no que diz respeito a nossa capacidade de colaboração e cooperação.
Para que possamos aproveitá-la e atender a esse chamado de interesse coletivo, se faz necessária a criação de espaços e ferramentas para que a colaboração possa acontecer e se desenvolver, com o desafio adicional de que o tempo de resposta é uma variável vital.
Essa plataforma procura contribuir com esse movimento que já vem acontecendo de forma espontânea desde o início da emergência.
Assim, convidamos todas as organizações de filantropia e investimento social privado a se somarem nessa missão coletiva.
Para entrar em contato conosco, escreva para [email protected]
Para entrar em contato conosco a respeito desta iniciativa, escreva para [email protected]