O Instituto atuou focado em duas frentes: Orçamento: redirecionar o orçamento já existente e criar orçamento adicional de R$50 milhões […]
Lançamos a página Gestão de Crise na Educação – Covid-19. O espaço reunirá reflexões, indicações de práticas, materiais, ferramentas, plataformas […]
O instituto estuda caminhos para a flexibilização dos projetos em curso e trabalha em um mapa de risco para essas […]
A fundação realiza um mapeamento de grupos de geração de renda a fim de apoiá-los em caráter emergencial, buscando também […]
A Childhood Brasil trabalha pela proteção da infância contra o abuso e a exploração sexual. Assim, com esse foco, visa […]
Em parceria com o Sebrae, o Instituto Center Norte está mapeando e monitorando a situação e as necessidades das organizações […]
Trata-se de uma série de iniciativas para levar conteúdo e informações para as mulheres com suspeita de câncer de mama […]
Estamos com uma atuação mais emergencial no sul da Bahia, são 6 municípios contemplados com ações relacionadas a garantia de […]
Com foco de atuação no enfrentamento das desigualdades e nas periferias, a organização mobilizou, em um primeiro momento, a distribuição […]
A Fundação ABH atua com financiamento comunitário na periferia sul de São Paulo. Diante da crise, tem 1. Redistribuição de […]
A Fundação atua com prontidão, inovação e baseada em evidências, para apoiar professores, gestores, estudantes e suas famílias. A estratégia […]
O Instituto Ibirapitanga adota algumas medidas em resposta à crise: 1. Flexibilização: Apesar dessa já ser uma característica recorrente das doações […]
O Instituto atuou focado em duas frentes:
Outro programa que readequaram é o de Proteção do Direito da Criança e do Adolescente em 3 frentes:
Ademais, anunciaram em 30 de março aporte de 50 milhões de reais da Votorantim para o instituto gerenciar em ações para combate a pandemia, que utilizaremos em três frentes:
A ideia é atuar em municípios fora dos grandes centros, em regiões onde possuem operações. Para, assim, estabelecer parcerias com prefeituras e estados para aplicação desses recursos. Ademais, o Banco Votorantim fará outro aporte, que deve ser gerenciado em 50% para o Instituto Votorantim e 50% para a Fundação Banco do Brasil.
Estão discutindo com Fundação Roberto Marinho para fazer chegar conteúdos à rede de mais de 37 mil pessoas. Seguindo, dessa forma, o mesmo caminho na frente de crianças e adolescentes, aproveitar as redes que possuem pelo Brasil para fazer chegar informação. Isso porque, uma grande preocupação é a violação de direitos neste período de isolamento.
Se envolveram com a Comunitas para mobilizar recursos junto aos investidores da Votorantim para UTIs em São Paulo.
Além disso, em parceria com o Instituto Arapyaú irão ofertar apoio para prefeituras em auxílio a desenvolvimento de suas estratégias ao combate à pandemia. Em paralelo, estão constituindo um fundo que já conta com 2 milhões de reais do instituto e provavelmente com financiamento do BNDES para ofertar uma consultoria para ajudar pequenas e médias cidades a se organizarem, a serem definidas a partir de estudo do Instituto Arapyaú.
Devem organizar estudo com 5500 municípios brasileiros para criação de índice de vulnerabilidade à pandemia. Irão avaliar diversos indicadores que vão desde a organização do sistema de saúde a faixa etária da população. Serão oito indicadores no total.
Outra atividade é o suporte às prefeituras ao entender o que fazer com as estratégias de educação. Diariamente realizam webinars aberto para as secretarias de educação para, dessa forma, acompanhar orientações de especialistas no que tange a questões educacionais.
Em parceria com a Ticket (que se dispôs a não cobrar pela emissão e distribuição) disponibilizarão recursos em cartões de vale-alimentação para famílias carentes. Buscam, assim, também movimentar a economia local neste momento.
Em parceria com a Beneficência Portuguesa na área de saúde oferecem consultoria técnica na cotação de materiais e negociação e indicação de fornecedores.
Edital de seleção de municípios com alto risco epidemiológico* para participação em programa de capacitação em gestão para enfrentamento da pandemia gerada pelo coronavírus. Ademais, possuem assessoria técnica e especializada para o enfrentamento e gerenciamento da pandemia causada pelo coronavírus.
http://www.institutovotorantim.org.br/municipioscontraocorona/
Também estão com o Projeto Telas Abertura junto com Futura.
Tem realizado webinars diários com especialistas para os secretários de educação. Uma média de 400 participantes por sessão. Para acessar todo o histórico e a programação dos próximos neste link: https://pve.institutovotorantim.org.br/tag/webinar-covid19/
Inovação: Apoio para a estruturação da fábrica de vacinas no Rio de Janeiro em parceria com Ambev, Americanas, Itaú, Stone, Fundação Lemann, Fundação Brava e Behig Family Foundation e em São Paulo. https://www.votorantim.com.br/todoscontraocoronavirus/transparencia.php
Lançamos a página Gestão de Crise na Educação – Covid-19. O espaço reunirá reflexões, indicações de práticas, materiais, ferramentas, plataformas e demais conteúdos que possam inspirar gestores desafiados a viabilizar o ensino e a aprendizagem sem a estrutura tradicional das escolas. A iniciativa faz parte do conjunto de ações do Instituto Unibanco pensadas para fazer frente ao impacto da pandemia sobre as redes de ensino e apoiar educadores, demais profissionais e a sociedade em geral na busca de soluções. Acesse: https://www.institutounibanco.org.br/gestao-de-crise-na-educacao-covid-19/
O Instituto Unibanco e Fundação Itaú de Educação e Cultura estão destinando 150 milhões para atividades fora do nosso core business. Da parte do instituto são 50 milhões e já começamos a fazer aporte na Maré, Rio de Janeiro, para famílias vulneráveis. Estamos atendendo também usuários de craque com “quentinhas” e também idosos. Já fizemos articulações com a Cufa Brasil para distribuição de cestas básicas para 5 mil mães, estamos destinando 1.2 milhões para isso. Vamos atender também a Rocinha, Alemão e Cidade de Deus com as organizações locais, tentando fomentar o comércio local e as instituições locais para essa distribuição e logística. Estamos indo para estados parceiros, provavelmente para Belo Horizonte e Fortaleza, que estão com maiores incidências de coronavírus neste momento. Outro projeto: mães da favela “. Nossa meta era 5 mil mães em 12 estados com uma bolsa alimentação por dois meses em 12 estados . Mas o instituto Unibanco que havia se responsabilizado pelo bolsa de 5 mil mães por um mês , decidiu assumir integralmente todo o projeto . Sendo assim , nossa régua vai subir e agora nossa meta é 10 mil mães em 17 estados. https://www.maesdafavela.com.br/ ATUALIZACAO VIA BASE 5/2: ““O Instituto Unibanco destinou 50 milhões para apoiar organizações e instituições sociais no combate ao COVID-19 com em ações emergências para a população em situação de alta vulnerabilidade social no Rio de Janeiro e nas capitais Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG).
Inicialmente, foram mapeadas instituições e organizações que já estavam realizando ações emergências nestes territórios e constatou-se que era priorizada a distribuição de Kits de alimentação e higiene, bem como refeições para a população em situação de alta vulnerabilidade social. Ao longo dos meses os parceiros e as ações apoiadas pelo Instituto Unibanco se diversificaram diante da necessidade de apoio a outros públicos, que passou a contemplar: a transferência de renda para trabalhadores informais, transexuais, travestis e egressos do sistema prisional; kits de inverno e estruturação de abrigo para idosos; compra e distribuição da produção de produtos orgânicos oriundos da agricultura familiar, bolsa para jovens periféricos, cadastros da população com perfil para ações de assistência e pulverização em favela.
O balanço geral da campanha humanitária do Instituto Unibanco nos 3 estados apoiados é significativo e de acordo com os números do monitoramento da ação foram beneficiadas até o final do mês de agosto 115.566 famílias e 18.970 pessoas e distribuídos mais de 990.142 itens até a finalização desta agenda do IU.
O Instituto Unibanco reuniu os seguintes parceiros nesta Frente Humanitária: Agência de Redes para Juventudes; ANCAT – Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis; Associação Arte Salva Vidas; Associação Coletivo Papo Reto; Centro Cultural da Favelinha (Belo Horizonte-MG); Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (Fortaleza-CE); CIEDS; Criola; Circo Crescer e Viver; CUFA; Fala Roça; Grupo Artístico e Cultural Arteiros; Instituto Reação; IPREDE; ISER; Jocum; Movimenta Caxias e Perifa Connection; MUCA – Movimento Unido dos Camelôs; Pastoral de Rua (Belo Horizonte – BH); Redes de Desenvolvimento da Maré; Rio contra Corona e Viva Rio.”
O instituto estuda caminhos para a flexibilização dos projetos em curso e trabalha em um mapa de risco para essas iniciativas.
Além disso, está mobilizando kits de cestas básicas e materiais de limpeza a serem doados.
A fundação realiza um mapeamento de grupos de geração de renda a fim de apoiá-los em caráter emergencial, buscando também parceiros locais para uma possível atuação conjunta.
A Childhood Brasil trabalha pela proteção da infância contra o abuso e a exploração sexual. Assim, com esse foco, visa promover uma campanha de proteção e autocuidado na infância. Visando mitigar o abuso sexual intrafamiliar e entre entes conhecidos. E, além disso, do acesso a conteúdos pornográficos.
Veja dicas de como enfrentar e prevenir a violência sexual de crianças e adolescentes durante o período de quarentena
Em parceria com o Sebrae, o Instituto Center Norte está mapeando e monitorando a situação e as necessidades das organizações pequenas da zona norte de São Paulo. O mapeamento é feito por um formulário do Google no qual as organizações podem inserir as informações necessárias.
Trata-se de uma série de iniciativas para levar conteúdo e informações para as mulheres com suspeita de câncer de mama e também para pacientes que estão com dúvidas/dificuldades de continuar o tratamento devido a pandemia. A iniciativa inclui:
A iniciativa visa para ampliar a conscientização e o engajamento das pessoas na prevenção e enfrentamento da violência doméstica. Em meio à pandemia de coronavírus, mulheres e crianças que já corriam risco de sofrer violência doméstica tornaram-se ainda mais vulneráveis: uma consequência não intencional das medidas de isolamento que deixam as sobreviventes confinadas em seus lares com os autores de agressão. A plataforma tem três pilares de atuação: Campanha, Advocacy e Intervenção. Endossada pela Avon, Natura e The Body Shop, marcas do grupo Natura & Co, a campanha cresceu e tornou-se uma estratégia que acontecerá em três grandes fases:
(i) visibilidade sobre o aumento da violência doméstica durante o confinamento;
(ii) orientação e referenciamento dos serviços disponíveis para as mulheres que sofrem agressão e dicas engajadoras sobre como atuar como parte da rede de apoio para essas mulheres
(iii) ações de Advocacy convocando as autoridades a tomar medidas urgentes para reduzir os danos do isolamento na vida e bem-estar de mulheres e meninas.
Além de rever seu portfólio de projetos, o Instituto Avon direcionará os esforços de comunicação na ampliação e disseminação informações em duas frentes:
1. Interseção entre coronavírus e mulheres em tratamento de câncer de mama (grupo de risco)
Foco câncer de mama e violência contra mulher ( que aumentou mais de 50% durante a pandemia). Junto com a rede de parceiros desenvolveram uma plataforma de atendimento online lançada em maio, #IsoladasSimSozinhasNão.
2. Mitigação do aumento da violência contra a mulher durante o período de confinamento, como ocorreu em outros países.
Na causa do câncer de mama, o Instituto Avon tem trabalhado em rede com outras organizações a fim de monitorar os efeitos da pandemia no atendimento aos casos suspeitos de câncer de mama. Bem como os riscos para as pacientes em tratamento. Ademais, nas redes sociais do Instituto Avon tem divulgado conteúdo confiável sobre câncer de mama e a COVID-19.
Para saber mais, CLIQUE AQUI.
Estamos com uma atuação mais emergencial no sul da Bahia, são 6 municípios contemplados com ações relacionadas a garantia de merenda às crianças que não estão podendo ir à escola e de apoios às prefeituras em ações mais urgentes no que diz respeito ao fornecimento de cestas básicas e EPIs. Em paralelo estamos fazendo um diagnóstico para levantar a demanda por extensão do número de leitos, UTIs, etc. Colocamos no site CoronaCidades.org um simulador de dias de capacidades do sistema público de saúde das cidades, que estará disponível para qualquer prefeitura ou gestor público que queira fazer a estimativa tanto da demanda de paciente quanto versus capacidades de UTIs e respiradores.
Estamos em interlocução com a Taboa – que presta assessoria a pequenos negócios – para parceria na criação de um fundo para esses empreendedores.
Plataforma que reúne informações relevantes para auxiliar a gestão pública, principalmente de pequenas e médias cidades brasileiras, no desafio de enfrentamento à Covid-19. Ela conta com ferramentas de diagnóstico, simulador da demanda por leitos hospitalares e ventiladores, indicadores consolidados de cada município que permite ao gestor ver onde o seu município está na curva de contágio e alertar sobre o risco de colapso em seu sistema de saúde. Contempla ainda o projeto Vetores Impulsionando Governos que promove a alocação de profissionais trainees em gestão pública do Vetor Brasil nos comitês e gabinetes de crise estaduais. O Instituto Arapyau realiza ações para enfrentamento da crise no sul da Bahia, em seis municípios do sul da Bahia (Una, Uruçuca, Itacaré, Canavieiras, Ilhéus e Itabuna). Nessas localidades o Instituto trabalha com fornecimento de equipamentos para hospitais, de protetores faciais para profissionais da saúde, parceria com a universidade para adequação do laboratório que realizará testes e doação de cestas básicas e itens de higiene em parceria com a Tabôa.
Com foco de atuação no enfrentamento das desigualdades e nas periferias, a organização mobilizou, em um primeiro momento, a distribuição de cestas básicas e produtos de higiene em um território da zona sul de São Paulo.
Além disso, atualizou a plataforma de matchfunding Enfrente a fim de levantar recursos para o enfrentamento do coronavírus nas periferias, principalmente para apoiar pequenas organizações, coletivos e empreendedores.
A plataforma reúne iniciativas diversas das periferias que ficam disponíveis para receber recursos, dentro do site da Benfeitoria. A cada real captado, a Fundação Tide Setubal aporta mais dois.
A fundação também redirecionamos seu apoio à pesquisa científica na Unifesp em 2020, que seria de avaliação de condições sanitárias, saúde, moradia e trabalho nas periferias da capital. O projeto executado trará recomendações ao poder público para que aperfeiçoe seu trabalho e possa solucionar problemas advindos do coronavírus nos territórios mais vulneráveis. É uma forma de o investimento social privado contribuir para que a academia produza conhecimento para o enfrentamento dessa crise olhando para os territórios.
A Fundação ABH atua com financiamento comunitário na periferia sul de São Paulo. Diante da crise, tem
1. Redistribuição de recursos de projetos para organizações pequenas que precisam de apoio
2. Articulação e identificação de organizações que atuam com distribuição de alimentos e produtos de higiene para montagem de base única de atendimento da população local.
3. Criação de um fundo para distribuição de recursos locais para organizações com as quais já atua, buscando prover ajuda de custo para as mais de 500 famílias já mapeadas.
A Fundação atua com prontidão, inovação e baseada em evidências, para apoiar professores, gestores, estudantes e suas famílias.
A estratégia de atuação é dividida em seis frentes:
1. Distribuição e compartilhamento de conteúdo
. Mais de 900 videoaulas para Ensino Médio, de todas as disciplinas e alinhadas à BNCC, acessíveis mesmo para quem tem dificuldade de conexão à internet: na tela da TV do Canal Futura (de segunda a sexta-feira, às 18h) e no YouTube do canal.
. Mais de 600 videoaulas inéditas com conteúdos do Ensino Fundamental II, alinhados à BNCC, no YouTube do Futura
. Conteúdo educativo distribuído pelo projeto Vamos Aprender, que cede conteúdo para secretarias estaduais e municipais de Educação como apoio ao ensino remoto – o conteúdo foi utilizado por mais de 50 secretarias do Brasil. Vamos Aprender é uma parceria entre CONSED, UNDIME e instituições da área de Educação.
. Em 2020, foram criadas as faixas de programação especial #EstudeEmCasa, no Canal Futura e em TVs educativas de todo o país. Mais de 400 horas de conteúdo foram licenciadas para instituições parceiras. Em 2021, essa faixa foi substituída pela programação Vamos Aprender, também com conteúdo educativo segmentado para Ensino Fundamental e Médio
. Divulgação de soluções da FRM na plataforma Aprendendo Sempre, iniciativa com 20 instituições, que mapeia ferramentas gratuitas para professores, gestores e famílias
2. Criação e implementação de serviços educacionais
. Entre março e dezembro de 2020, mais de 4.300 alunos foram atendidos por mês em aulas online preparadas por professores da Escola da Fundação Roberto Marinho, no projeto Classes Abertas.
3. Lançamento de novas metodologias e produtos
. Mais de 900 aulas para download de professores: Parceria da Fundação Roberto Marinho com o Google for Education disponibiliza, para professores, parte do acervo pedagógico da Fundação: são mais de 900 aulas de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, divididas por disciplinas, que podem ser baixadas gratuitamente e utilizadas pelos professores em suas aulas no Google Classroom
. Guia de Produção Audiovisual para educadores, auxiliando na utilização da tecnologia como recurso pedagógico
. Cursos Online para formação de professores já reúne mais de 1.600 participantes, com temas como Educação, Cidadania, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia. Veja aqui como se acompanhar
. Game educativo CDF (Clube Desafio Futura) com conteúdo customizável: os professores podem criar ambientes junto com seus estudantes, trabalhando o conteúdo com técnicas da gameficação. O app é gratuito
. Podcasts: novos serviços educacionais via streaming sobre educação, empreendedorismo, juventudes e inovação nas séries Chão de Escola, Negócio que eu Quero, PodTech, Ela Faz Assim e Qual vai ser?
4. Apoio às famílias no isolamento social
. Projeto Telas Abertas: Comunicação instantânea via celular (Whatsapp) com informações sobre pandemia, estudos e rotina doméstica. O projeto foi desenvolvido ao longo de 2020, em parceria com o Instituto Votorantim
. QR Codes na tela do Futura: curadoria interativa leva conteúdo educacional complementar à TV. Veja aqui como funciona
5. Preparação para o retorno às aulas presenciais
. Matrizes Curriculares para aceleração da aprendizagem no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a partir da BNCC. Os documentos podem ser baixados gratuitamente
. Formação de professores e técnicos educacionais com foco em avaliação, gestão pedagógica e práticas de ensino e aprendizagem para o “volta às aulas”
6. Produção de evidências para subsidiar políticas públicas e projetos sociais
. Plataforma Juventude, Educação e Trabalho reúne amplo conjunto de indicadores e evidências, a partir de diferentes bases de dados, que permitem qualificar o debate e nortear o desenvolvimento de estratégias de atuação nas áreas de educação, trabalho e juventudes
. Pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus” com CONJUVE, UNESCO e mais cinco parceiros: 33 mil jovens falam do impacto em suas vidas. Conheça os resultados
. Estudo “Consequências da violação do direito à educação“, parceria com o Insper: Brasil perde R$ 214 bilhões por ano com evasão escolar
. Pesquisa “Juventudes, Educação e Projeto de Vida”: Terminar os estudos é o maior sonho
O Instituto Ibirapitanga adota algumas medidas em resposta à crise:
1. Flexibilização: Apesar dessa já ser uma característica recorrente das doações da organização, enfatiza que os cronogramas e atividades previstas podem ser alterados em função das necessidades e prioridades de cada instituição.
2. Contingências: A situação atual pode exigir das organizações alguns cuidados adicionais com seus funcionários e colaboradores, seja para assegurar a possibilidade de trabalho remoto, seja para algum apoio específico. A organização pede que seja feito contato direto para o compartilhamento de situações imprevistas para que assim seja possível avaliar conjuntamente as melhores respostas.
3. Apoio técnico: O Ibirapitanga está disponível para dar apoio, se necessário, na adoção de ferramentas de comunicação à distância ou outros instrumentos que viabilizem o trabalho remoto.
4. Escuta: A organização também se coloca à disposição para diálogos, reflexões e ações para atender a essas diversas demandas relacionadas aos projetos apoiados.
Emergência Covid-19 – Coordenação de ações da filantropia e do investimento social em resposta à crise é uma iniciativa do GIFE para contribuir com a articulação e a colaboração entre as organizações de filantropia para que possamos responder ao atual momento da forma mais efetiva, eficiente e com o maior impacto positivo possível na superação desse desafio e de todos os danos por ele provocados.
A situação atual traz impactos para a sociedade como um todo e afeta de forma ainda mais contundente as pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Além disso, é imprescindível fortalecermos o Sistema Único de Saúde (SUS). Acreditamos que todas e todos, em nível individual e institucional, temos uma enorme responsabilidade compartilhada enquanto cidadãs e cidadãos.
Assim, institutos, fundações, empresas e outras organizações que se dedicam a contribuir com os diversos desafios da agenda pública, por meio de iniciativas de filantropia e investimento social privado, têm um papel fundamental a cumprir no atual contexto. A filantropia brasileira tem recursos financeiros, humanos, conhecimento, ferramentas, capital social, base de apoio, redes e uma conexão valiosa com a sociedade civil organizada. Todos esses elementos são essenciais nesse momento.
O contexto nos convoca e ao mesmo tempo nos apresenta uma enorme oportunidade de desenvolvimento no que diz respeito a nossa capacidade de colaboração e cooperação.
Para que possamos aproveitá-la e atender a esse chamado de interesse coletivo, se faz necessária a criação de espaços e ferramentas para que a colaboração possa acontecer e se desenvolver, com o desafio adicional de que o tempo de resposta é uma variável vital.
Essa plataforma procura contribuir com esse movimento que já vem acontecendo de forma espontânea desde o início da emergência.
Assim, convidamos todas as organizações de filantropia e investimento social privado a se somarem nessa missão coletiva.
Para entrar em contato conosco, escreva para [email protected]
Para entrar em contato conosco a respeito desta iniciativa, escreva para [email protected]