Tanto na empresa como na fundação, atuam em diversas frentes para combater a pandemia: 1. Contação de histórias online 2. […]
A Fundação Telefônica Vivo anunciou um fundo de 25 milhões de euros para enfrentamento do coronavírus na Espanha, e estuda […]
Com o avanço do Coronavírus pelo Brasil, todos fomos impactados e tivemos que mudar. Não tem sido fácil para ninguém, […]
Como ações adotadas destaca o aumento dos acompanhamentos de segurança tanto com funcionários próprios, como com terceiros: medição de temperatura […]
Criado por um grupo de lideranças da sociedade civil comprometida com o investimento social, tem dois objetivos principais: 1. Mobilizar […]
A UFMG, junto com o Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), […]
Não é necessária explicação sobre o que estamos vivendo, de fato é um dos momentos mais complicados da nossa história. […]
O Instituto atuou focado em duas frentes: Orçamento: redirecionar o orçamento já existente e criar orçamento adicional de R$50 milhões […]
Trata-se de uma série de iniciativas para levar conteúdo e informações para as mulheres com suspeita de câncer de mama […]
Estamos com uma atuação mais emergencial no sul da Bahia, são 6 municípios contemplados com ações relacionadas a garantia de […]
O Espaço Alana, iniciativa do Instituto Alana, localizado no Jardim Pantanal (extremo Leste de São Paulo) tem a missão de […]
Tanto na empresa como na fundação, atuam em diversas frentes para combater a pandemia:
1. Contação de histórias online
2. Doação de máscaras e álcool em gel para UTIs, totalizando R$ 4 milhões de reais.
3. Parceria com Senai e poder público para compra de insumos hospitalares e para construção de hospital de campanha no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.
4. Lançaram a Campanha “O Aço Salva Vidas”: Campanha de arrecadação de recursos para o combate à fome. Foram envolvidas 42 instituições e a cada real doado, a ArcelorMittal e a Belgo Bekaert (empresa do grupo) doa mais um. O repasse foi de R$ 2.466.331,84.
A Fundação Telefônica Vivo anunciou um fundo de 25 milhões de euros para enfrentamento do coronavírus na Espanha, e estuda possiblidades de atuação no Brasil neste momento.Posteriormente estudará que tipo de apoio poderá ser feito junto ao Governo em termos de insumos para a área da saúde.
A Fundação também avalia o que pode disponibilizar em termos de conteúdo online, especialmente para professores e alunos.
Já a empresa montou um comitê de crise com endereçamento de vários temas, como demandas da secretaria de educação, demandas de infraestrutura etc. Além disso, está em contribuição com o Ministério de Ciência e Tecnologia, contando também com a participação de outras operadoras, para disponibilização de dados anonimizados de todo o tráfego de celular para contribuição para estudos e avaliações sobre mobilização de pessoas no sentido de medir deslocamentos e identificar aglomerações nos grandes centros para atuação do Governo.
Com o avanço do Coronavírus pelo Brasil, todos fomos impactados e tivemos que mudar. Não tem sido fácil para ninguém, mas a situação é ainda mais grave nas periferias urbanas brasileiras.
E justamente para fortalecer iniciativas locais de enfrentamento dos efeitos desta pandemia nos territórios periféricos, o Matchfunding Enfrente também mudou. Lançado em 2019 pela Fundação Tide Setubal, em parceria com a Benfeitoria, o edital colaborativo agora está mais ágil, com mais parceiros e com mais recursos: iniciando com R$ 3,6 milhões de fundo (e ainda aberto a outros investidores sociais), a chamada contínua selecionará TODA SEMANA projetos de financiamento coletivo das periferias brasileiras.
Valem iniciativas de conscientização, cuidados com a saúde (física e emocional), distribuição de donativos e suporte a micro e pequenos empreendedores.
As propostas selecionadas receberão consultoria da Benfeitoria para a criação de suas campanhas e terão suas arrecadações TRIPLICADAS pelo fundo colaborativo, até atingirem R$ 30 mil. A cada R$ 1 arrecadado, será investido mais R$ 2 pelo fundo. Nunca foi tão importante e tão urgente nos unirmos em uma causa. É de uma periferia e tem uma iniciativa? Acesse benfeitoria.com/enfrente, fique por dentro das mudanças da chamada e envie sua proposta.
Como ações adotadas destaca o aumento dos acompanhamentos de segurança tanto com funcionários próprios, como com terceiros: medição de temperatura na entrada, compra de álcool em gel e papel higiênico, disponibilização dos médicos do trabalho por mais tempo, redução de jornada de trabalho, implementação de melhores práticas com aprendizados nas unidades na China.
São ações também a disponibilização de uma linha de produção para produção de álcool em gel e impressão 3D de máscaras.
A AMBEV também está engajada na construção de hospital com capacidade para até 200 leitos em M’Boi Mirim, em parceria com a Gerdau e Hospital Israelita Albert Einstein e realiza doação de água e produtos de higiene para comunidades socialmente vulneráveis e de álcool gel para hospitais públicos e profissionais de saúde do SUS por todo o Brasil.
Criado por um grupo de lideranças da sociedade civil comprometida com o investimento social, tem dois objetivos principais:
1. Mobilizar a comunidade filantrópica/sociedade brasileira a doar para o fortalecimento do sistema público de Saúde do Brasil
2. Criar um canal rápido, fácil e confiável para fazer com que os recursos financeiros cheguem a hospitais públicos e instituições de ciência e tecnologia que estão na linha de frente do combate ao Coronavírus.
Em um primeiro momento, os recursos serão destinados às seguintes instituições: Fiocruz, Hospital das Clínicas de São Paulo, Santa Casa de São Paulo e Comunitas (organização que está comprando respiradores a serem doados para os hospitais do SUS)
A UFMG, junto com o Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), faz campanha de financiamento coletivo para arrecadar recursos para aquisição de medicamentos, insumos, equipamentos e serviços destinados aos hospitais de Clínicas da UFMG, Risoleta Tolentino Neves e UPA Centro-Sul, os dois últimos gerenciados pela Universidade e pela Fundep.
COMO DOAR:
Banco do Brasil (001), agência 1615-2, conta corrente 960.419-7 (CNPJ da Fundep: 18.720.938/0001-41).
Quem desejar doar bens ou equipamentos poderá entrar em contato com a Diretoria de Relações Institucionais da UFMG por meio do telefone (31) 99306-0348 ou do e-mail [email protected].
Não é necessária explicação sobre o que estamos vivendo, de fato é um dos momentos mais complicados da nossa história. Vivemos uma GUERRA, diferente de todas as que tivemos no passado!
O COVID-19 mudou nossa rotina e nossa relação com o tempo, não podemos parar! Pensando nisso, e sabendo que toda ajuda conta, lançamos o movimento #VEMPRAGUERRA com o intuito de mobilizar a sociedade em prol da saúde, arrecadando fundos para que o Hospital das Clínicas da USP adquira equipamentos hospitalares que irão auxiliar os profissionais da saúde no combate a este vírus, que é o nosso inimigo em comum.
O poder de contaminação do novo coronavírus é alta, mas o poder de uma boa ação é maior. Ficar em casa: sim. Fazer nada: não. #VemPraGuerra
Acompanhe nas redes sociais:
Instagram @vempraguerra
Facebook: /vempraguerra
O Instituto atuou focado em duas frentes:
Outro programa que readequaram é o de Proteção do Direito da Criança e do Adolescente em 3 frentes:
Ademais, anunciaram em 30 de março aporte de 50 milhões de reais da Votorantim para o instituto gerenciar em ações para combate a pandemia, que utilizaremos em três frentes:
A ideia é atuar em municípios fora dos grandes centros, em regiões onde possuem operações. Para, assim, estabelecer parcerias com prefeituras e estados para aplicação desses recursos. Ademais, o Banco Votorantim fará outro aporte, que deve ser gerenciado em 50% para o Instituto Votorantim e 50% para a Fundação Banco do Brasil.
Estão discutindo com Fundação Roberto Marinho para fazer chegar conteúdos à rede de mais de 37 mil pessoas. Seguindo, dessa forma, o mesmo caminho na frente de crianças e adolescentes, aproveitar as redes que possuem pelo Brasil para fazer chegar informação. Isso porque, uma grande preocupação é a violação de direitos neste período de isolamento.
Se envolveram com a Comunitas para mobilizar recursos junto aos investidores da Votorantim para UTIs em São Paulo.
Além disso, em parceria com o Instituto Arapyaú irão ofertar apoio para prefeituras em auxílio a desenvolvimento de suas estratégias ao combate à pandemia. Em paralelo, estão constituindo um fundo que já conta com 2 milhões de reais do instituto e provavelmente com financiamento do BNDES para ofertar uma consultoria para ajudar pequenas e médias cidades a se organizarem, a serem definidas a partir de estudo do Instituto Arapyaú.
Devem organizar estudo com 5500 municípios brasileiros para criação de índice de vulnerabilidade à pandemia. Irão avaliar diversos indicadores que vão desde a organização do sistema de saúde a faixa etária da população. Serão oito indicadores no total.
Outra atividade é o suporte às prefeituras ao entender o que fazer com as estratégias de educação. Diariamente realizam webinars aberto para as secretarias de educação para, dessa forma, acompanhar orientações de especialistas no que tange a questões educacionais.
Em parceria com a Ticket (que se dispôs a não cobrar pela emissão e distribuição) disponibilizarão recursos em cartões de vale-alimentação para famílias carentes. Buscam, assim, também movimentar a economia local neste momento.
Em parceria com a Beneficência Portuguesa na área de saúde oferecem consultoria técnica na cotação de materiais e negociação e indicação de fornecedores.
Edital de seleção de municípios com alto risco epidemiológico* para participação em programa de capacitação em gestão para enfrentamento da pandemia gerada pelo coronavírus. Ademais, possuem assessoria técnica e especializada para o enfrentamento e gerenciamento da pandemia causada pelo coronavírus.
http://www.institutovotorantim.org.br/municipioscontraocorona/
Também estão com o Projeto Telas Abertura junto com Futura.
Tem realizado webinars diários com especialistas para os secretários de educação. Uma média de 400 participantes por sessão. Para acessar todo o histórico e a programação dos próximos neste link: https://pve.institutovotorantim.org.br/tag/webinar-covid19/
Inovação: Apoio para a estruturação da fábrica de vacinas no Rio de Janeiro em parceria com Ambev, Americanas, Itaú, Stone, Fundação Lemann, Fundação Brava e Behig Family Foundation e em São Paulo. https://www.votorantim.com.br/todoscontraocoronavirus/transparencia.php
Trata-se de uma série de iniciativas para levar conteúdo e informações para as mulheres com suspeita de câncer de mama e também para pacientes que estão com dúvidas/dificuldades de continuar o tratamento devido a pandemia. A iniciativa inclui:
A iniciativa visa para ampliar a conscientização e o engajamento das pessoas na prevenção e enfrentamento da violência doméstica. Em meio à pandemia de coronavírus, mulheres e crianças que já corriam risco de sofrer violência doméstica tornaram-se ainda mais vulneráveis: uma consequência não intencional das medidas de isolamento que deixam as sobreviventes confinadas em seus lares com os autores de agressão. A plataforma tem três pilares de atuação: Campanha, Advocacy e Intervenção. Endossada pela Avon, Natura e The Body Shop, marcas do grupo Natura & Co, a campanha cresceu e tornou-se uma estratégia que acontecerá em três grandes fases:
(i) visibilidade sobre o aumento da violência doméstica durante o confinamento;
(ii) orientação e referenciamento dos serviços disponíveis para as mulheres que sofrem agressão e dicas engajadoras sobre como atuar como parte da rede de apoio para essas mulheres
(iii) ações de Advocacy convocando as autoridades a tomar medidas urgentes para reduzir os danos do isolamento na vida e bem-estar de mulheres e meninas.
Além de rever seu portfólio de projetos, o Instituto Avon direcionará os esforços de comunicação na ampliação e disseminação informações em duas frentes:
1. Interseção entre coronavírus e mulheres em tratamento de câncer de mama (grupo de risco)
Foco câncer de mama e violência contra mulher ( que aumentou mais de 50% durante a pandemia). Junto com a rede de parceiros desenvolveram uma plataforma de atendimento online lançada em maio, #IsoladasSimSozinhasNão.
2. Mitigação do aumento da violência contra a mulher durante o período de confinamento, como ocorreu em outros países.
Na causa do câncer de mama, o Instituto Avon tem trabalhado em rede com outras organizações a fim de monitorar os efeitos da pandemia no atendimento aos casos suspeitos de câncer de mama. Bem como os riscos para as pacientes em tratamento. Ademais, nas redes sociais do Instituto Avon tem divulgado conteúdo confiável sobre câncer de mama e a COVID-19.
Para saber mais, CLIQUE AQUI.
Estamos com uma atuação mais emergencial no sul da Bahia, são 6 municípios contemplados com ações relacionadas a garantia de merenda às crianças que não estão podendo ir à escola e de apoios às prefeituras em ações mais urgentes no que diz respeito ao fornecimento de cestas básicas e EPIs. Em paralelo estamos fazendo um diagnóstico para levantar a demanda por extensão do número de leitos, UTIs, etc. Colocamos no site CoronaCidades.org um simulador de dias de capacidades do sistema público de saúde das cidades, que estará disponível para qualquer prefeitura ou gestor público que queira fazer a estimativa tanto da demanda de paciente quanto versus capacidades de UTIs e respiradores.
Estamos em interlocução com a Taboa – que presta assessoria a pequenos negócios – para parceria na criação de um fundo para esses empreendedores.
Plataforma que reúne informações relevantes para auxiliar a gestão pública, principalmente de pequenas e médias cidades brasileiras, no desafio de enfrentamento à Covid-19. Ela conta com ferramentas de diagnóstico, simulador da demanda por leitos hospitalares e ventiladores, indicadores consolidados de cada município que permite ao gestor ver onde o seu município está na curva de contágio e alertar sobre o risco de colapso em seu sistema de saúde. Contempla ainda o projeto Vetores Impulsionando Governos que promove a alocação de profissionais trainees em gestão pública do Vetor Brasil nos comitês e gabinetes de crise estaduais. O Instituto Arapyau realiza ações para enfrentamento da crise no sul da Bahia, em seis municípios do sul da Bahia (Una, Uruçuca, Itacaré, Canavieiras, Ilhéus e Itabuna). Nessas localidades o Instituto trabalha com fornecimento de equipamentos para hospitais, de protetores faciais para profissionais da saúde, parceria com a universidade para adequação do laboratório que realizará testes e doação de cestas básicas e itens de higiene em parceria com a Tabôa.
O Espaço Alana, iniciativa do Instituto Alana, localizado no Jardim Pantanal (extremo Leste de São Paulo) tem a missão de fomentar o desenvolvimento local por meio de ações socioeducativas e de articulação comunitária. Estão realizando na região algumas ações emergenciais:
Ademais, estão elaborando em parceria com a Fundação Tide Setubal conteúdos informativos sobre a pandemia distribuídos pelo whatsapp. Para essas e outras ações emergenciais foram destinados R$ 1,5 milhão, valor que se soma ao orçamento da instituição.
Por meio do Programa Prioridade Absoluta, o Instituto Alana está acompanhando de perto as políticas públicas e regulatórias por parte dos estados e Governo Federal. A fim de garantir que as crianças, adolescentes e suas famílias, especialmente aquelas em situação de risco e vulnerabilidade, possam passar pela pandemia com segurança social. Ademais, nesse sentido, tem atuado no Judiciário para a suspensão emergencial da Emenda Constitucional n. 95. Pela suspensão do cumprimento de medidas socioeducativas, especialmente das adolescentes mães, e no encaminhamento de demandas aos gestores públicos pela necessidade de ações concretas como, por exemplo:
Outras iniciativas e produção de conteúdo estão sendo realizadas nas plataformas e programas do Instituto Alana. O portal Lunetas vem produzindo uma série de conteúdos para famílias sobre a relação das crianças nesse momento de pandemia.
Além disso, o Instituto Alana produziu uma série de vídeos para conversar sobre a relação das crianças com as telas.
Em Infância e tecnologia em tempos de pandemia, o Instituto oferece conteúdos para auxiliar famílias nas relações das crianças com as telas. Foram lançados uma série de vídeos com depoimentos de especialistas sobre o tema. Os vídeos estão disponíveis no YouTube do Instituto. O Instituto Alana, por acreditar no poder transformador do cinema, seja por meio da sua produção ou pela distribuição de filmes de impacto social, viabilizou o acesso público a diversos títulos. Dessa forma, a inciativa contribui para a difusão da cultura e da informação nestes tempos de crise.
Vídeos
Para contribuir com esse momento histórico que estamos vivendo e auxiliar famílias nas relações das crianças com as telas o Instituto Alana lançou uma série de vídeos. São 8 depoimentos de especialistas do Instituto que abordam temas que podem ajudar os pequenos a terem relações éticas, saudáveis e criativas com as tecnologias. Os vídeos estão disponíveis no YouTube do Instituto. Por acreditar na potência dos filmes para transformar realidades, e também na solidariedade e na empatia, o Videocamp junto com alguns parceiros disponibilizou, durante o período de distanciamento social, acesso a uma seleção de filmes que podem ser vistos onde e quando quiser .
Doações
O Instituto Alana realizou até o momento a distribuição de 15 mil cestas com alimentos e produtos de higiene e limpeza para famílias moradoras do Jardim Pantanal, Zona Leste de São Paulo, região onde atua há 25 anos. As primeiras 7 mil cestas foram entregues de porta em porta entre os dias 28 de abril e 2 de maio. A segunda leva foi distribuída entre os dias 26 e 29 de maio. A ação foi organizada pelo Instituto Alana conjuntamente com o Espaço Alana e a Banda Alana e com o apoio de parceiros locais: Associação de Moradores do Jardim Pantanal, coletivo Trupe do Bem e Subprefeitura de São Miguel Paulista. As outras mil cestas foram distribuídas em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de São Miguel Paulista. Além disso, o Espaço Alana tem realizado regularmente disparos pelo Whatsapp para a conscientização da comunidade sobre o coronavírus. Para ampliar a distribuição das mensagens e explorar outros formatos, foi elaborado o boletim “Quarentena Periférica” – em parceria com o Galpão ZL, da Fundação Tide Setubal, e com a agência de comunicação periférica 2Pcom.
Emergência Covid-19 – Coordenação de ações da filantropia e do investimento social em resposta à crise é uma iniciativa do GIFE para contribuir com a articulação e a colaboração entre as organizações de filantropia para que possamos responder ao atual momento da forma mais efetiva, eficiente e com o maior impacto positivo possível na superação desse desafio e de todos os danos por ele provocados.
A situação atual traz impactos para a sociedade como um todo e afeta de forma ainda mais contundente as pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Além disso, é imprescindível fortalecermos o Sistema Único de Saúde (SUS). Acreditamos que todas e todos, em nível individual e institucional, temos uma enorme responsabilidade compartilhada enquanto cidadãs e cidadãos.
Assim, institutos, fundações, empresas e outras organizações que se dedicam a contribuir com os diversos desafios da agenda pública, por meio de iniciativas de filantropia e investimento social privado, têm um papel fundamental a cumprir no atual contexto. A filantropia brasileira tem recursos financeiros, humanos, conhecimento, ferramentas, capital social, base de apoio, redes e uma conexão valiosa com a sociedade civil organizada. Todos esses elementos são essenciais nesse momento.
O contexto nos convoca e ao mesmo tempo nos apresenta uma enorme oportunidade de desenvolvimento no que diz respeito a nossa capacidade de colaboração e cooperação.
Para que possamos aproveitá-la e atender a esse chamado de interesse coletivo, se faz necessária a criação de espaços e ferramentas para que a colaboração possa acontecer e se desenvolver, com o desafio adicional de que o tempo de resposta é uma variável vital.
Essa plataforma procura contribuir com esse movimento que já vem acontecendo de forma espontânea desde o início da emergência.
Assim, convidamos todas as organizações de filantropia e investimento social privado a se somarem nessa missão coletiva.
Para entrar em contato conosco, escreva para [email protected]
Para entrar em contato conosco a respeito desta iniciativa, escreva para [email protected]