Monitor das doações ABCR E MOVIMENTO POR UMA CULTURA DE DOAÇÃO
Atualizado diariamente pela ABCR com dados públicos e coletados diretamente na internet e em plataformas.
Saiba mais sobre as ações emergenciais dos investidores sociais na Base de Projetos.
Inclua e/ou atualize suas iniciativas emergenciais na área restrira de associados.
A Central de Transparência Doações Covid é uma plataforma que reúne informações sobre a destinação do montante de recursos mobilizado durante a […]
Plataforma desenvolvida com Agenda de Avaliação para que os atores da filantropia possam desenvolver um processo de reflexão sobre as […]
O infográfico apresenta os eixos temáticos e horizontes temporais da atuação de filantropia.
Como parte do esforço do GIFE de levantamento de informações sobre a resposta do campo da filantropia e do investimento […]
Receba as atualizações e notícias sobre o Coronavírus no Brasil e no mundo.
Desde o início da pandemia no Brasil, atuam de forma emergencial para apoiar dezenas de organizações sociais, por meio de […]
Shopping Center Norte, Metrô Tucuruvi e Santana Parque se unem em campanha solcial em prol da Zona Norte de São […]
Focada em colaborar com pesquisadores e laboratórios para agilizar a identificação de pacientes infectados com o novo coronavírus, a Roche […]
O isolamento social na comunidade é uma falácia. Uma família vive em um, dois cômodos. Se uma pessoa pega, toda […]
COMO DOAR: Para doar, CLIQUE AQUI. Realização: Fundação ABH, Instituto Jatobás, Fundação Alphaville, Macambira Sociocultural e diversas organizações da periferia […]
O Instituto Natura, a Fundação Lemann e a Associação Bem Comum atua em parceria com governos estaduais e seus municípios […]
O Fundo visa levar produtos essenciais à população, de acordo com as demandas agudas em cada fase da crise. Imediatamente, […]
A Fundação Renova adota medidas para a preservação da saúde e do bem-estar de colaboradores e da sociedade em meio […]
Os bairros da Zona Norte de São Paulo têm sofrido um grande impacto nas últimas semanas pela pandemia do Coronavírus. […]
Philip Yang, fundador do Instituto Urbem (Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole), é o entrevistado desta sexta, dia […]
Iniciativa sem fins lucrativos, que nasceu para distribuir alimentos orgânicos de forma recorrente. Primordialmente, destinado para as famílias em situação […]
A Central de Transparência Doações Covid é uma plataforma que reúne informações sobre a destinação do montante de recursos mobilizado durante a pandemia, promovendo a transparência na atuação da filantropia e do investimento social privado no período!
Na plataforma Central de Transparência Doações Covid, investidores sociais ou gestores dos recursos filantrópicos dirigidos à emergência comunicam como investiram os recursos doados e os resultados das suas ações/doações através do preenchimento de um formulário online simplificado, podendo também disponibilizar outros relatórios e materiais que tenham sido produzidos por sua organização ou empresa.
A partir da inclusão dos dados individuais de cada organização ou empresa, a plataforma gera um conjunto de gráficos das diversas contribuições efetivadas pelo setor na resposta à emergência.
Plataforma desenvolvida com Agenda de Avaliação para que os atores da filantropia possam desenvolver um processo de reflexão sobre as ações que foram desenvolvidas para enfrentamento aos efeitos da pandemia. Para tanto, são propostas rubricas avaliativas que apoiam a autoanálise sobre as expectativas de qualidade, ajudando as organizações a refletir, chegar a conclusões e inspirar adequações nas iniciativas em curso ou mesmo qualificar as futuras.
O infográfico apresenta os eixos temáticos e horizontes temporais da atuação de filantropia.
Como parte do esforço do GIFE de levantamento de informações sobre a resposta do campo da filantropia e do investimento social privado a esse momento de enfrentamento da Covid-19, elaboramos uma pesquisa para captar algumas informações-chave que poderão nos dar um panorama de como o campo tem atuado e também alimentarão, com dados adicionais do setor, o Monitor das Doações Covid-19, desenvolvido pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) em parceria com o Movimento por uma Cultura de Doação.
Acesse a atualização sobre os recursos mobilizados pelo campo levantados pela pesquisa aqui.
Assim que finalizada a coleta de dados, disponibilizaremos um relatório completo com todos os achados da pesquisa.
É investidor social e ainda não participou da pesquisa? O questionário contém no máximo 6 questões e todas as informações preenchidas nele são sigilosas, exceto aquelas explicitamente indicadas e autorizadas pelo respondente na última questão do survey. Caso sua organização não deseje aparecer nominalmente no site do Monitor, seus dados serão contabilizados apenas de forma agregada tanto no site quanto nas análises realizadas com esse levantamento ->Responda a pesquisa aqui.
Receba as atualizações e notícias sobre o Coronavírus no Brasil e no mundo.
Desde o início da pandemia no Brasil, atuam de forma emergencial para apoiar dezenas de organizações sociais, por meio de doação de máscaras, cestas básicas e exames.
Esse é o balanço atualizado destas ações, em âmbito nacional.
Shopping Center Norte, Metrô Tucuruvi e Santana Parque se unem em campanha solcial em prol da Zona Norte de São Paulo. Intitulado ‘Juntos Pela ZN contra o Covid-19, o projeto vai ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social e os três maiores hospitais públicos da região.
Focada em colaborar com pesquisadores e laboratórios para agilizar a identificação de pacientes infectados com o novo coronavírus, a Roche acaba de lançar no Brasil kits prontos para detecção rápida do coronavírus chinês. O LightMix® Modular é uma solução molecular RUO (research use only) pronta para uso, dedicada a pesquisadores e laboratórios, que permite a rápida detecção de vírus por qPCR (reação em cadeia da polimerase em tempo real).
O isolamento social na comunidade é uma falácia. Uma família vive em um, dois cômodos. Se uma pessoa pega, toda a família vai pegar”. Foi assim que Jabes Campos, coordenador da Rede Brasilândia Solidária, começou sua fala no 8º Encontro do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB), que tratou da pandemia a partir da realidade de quem vive ou trabalha nas periferias, favelas e assentamentos precários….
Para doar, CLIQUE AQUI.
Fundação ABH, Instituto Jatobás, Fundação Alphaville, Macambira Sociocultural e diversas organizações da periferia sul de São Paulo
O Instituto Natura, a Fundação Lemann e a Associação Bem Comum atua em parceria com governos estaduais e seus municípios para garantir a alfabetização das crianças na idade certa. Devido ao contexto atual e pensando na segurança de todos, as viagens aos estados foram canceladas e a rotina de trabalho foi adequada para o modo remoto, com reuniões semanais online de 2 horas (a depender da disponibilidade do estado) e apoio no uso de aplicativos de videoconferência.
Além disso, apoiam, em conjunto com nossos parceiros Instituto Sonho Grande e ICE – Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, a implementação de políticas públicas estaduais que promovam Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Atualmente colaboram com 19 estados brasileiros.
Neste momento de crise, focam esforços em 2 grandes ações:
O Instituto Natura se uniu a um grupo que reúne Secretários Estaduais e Municipais (CONSED e UNDIME) e as principais organizações do 3º Setor para desenhar e executar ações para apoio às redes públicas de educação diante da crise do coronavírus, tais como:
As Consultoras e Consultores de Beleza Natura formam uma enorme rede de apoio e financiamento das ações do Instituto Natura, através da venda da linha de produtos Natura Crer Para Ver e abdicação de seus lucros em prol da educação brasileira. Essa rede de Consultoras e Consultores e seus familiares estão sendo afetados pela crise causada pelo coronavírus.
Por isso, em parceria com a Natura e Crer Para Ver, estão disponibilizando conteúdos educacionais pensados e desenvolvidos especialmente para este momento: a série se chama Passando pela Crise e contém orientações sobre como reconhecer e não disseminar fake News, vendas pela internet, orçamento doméstico, supermercado, além de conteúdos sobre saúde mental.
Plataforma gratuita que concentra e organiza mais de 30 mil recursos digitais de aprendizagem voltados a estudantes, pais e professores. São vídeos, jogos, infográficos, animações, apps, livros digitais e muito mais, divido por disciplina, ano e tipo de recurso. Os conteúdos estão alinhados à nova BNCC e podem ser acessados por computadores, celulares ou tablets.
Cursos gratuitos e online, que oferecem formação continuada para alfabetizadores com apoio em vídeos, textos e imagens e ainda estimulam a troca entre profissionais de educação. O objetivo é auxiliar a professora ou o professor a aprimorar as práticas pedagógicas, planejar a sua aula e descobrir novos caminhos para que seus alunos estejam alfabetizados até o 2º ano do Ensino Fundamental. Ao concluir os cursos, recebe-se certificados emitidos por instituição reconhecida pelo MEC.
A plataforma Conviva Educação é um sistema de gestão gratuito voltado ao dirigente municipal de educação e às equipes técnicas das secretarias. No site também há uma curadoria de notícias, onde estão organizadas informações relevantes sobre o COVID-19 e seus impactos na Educação. Uma plataforma online e gratuita, que reúne soluções, orientações, experiências e materiais pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para apoiar gestores educacionais, professores e famílias a garantirem que todos os estudantes continuem aprendendo e se desenvolvendo durante a pandemia de Covid-19. O site será atualizado constantemente, o tempo que for necessário. Aprendendo Sempre é resultado de um esforço coletivo de organizações sociais do terceiro setor.
O Fundo visa levar produtos essenciais à população, de acordo com as demandas agudas em cada fase da crise. Imediatamente, a ação vai direcionar cestas básicas e produtos de higiene para comunidades de São Paulo, em coordenação com o Governo do Estado, além de prefeituras e entidades parceiras.
Parceiros: Agora!, Comunitas, Cufa, Educafro, GK Ventures, Instituto Locomotiva, Movimento Bem Maior, Península, Periferia Sem Corona, Pinheiro Neto Advogados, Rede Mulher Empreendedora, RenovaBR, Grupo Tellus e Vella Pugliese.
A Fundação Renova adota medidas para a preservação da saúde e do bem-estar de colaboradores e da sociedade em meio ao avanço do novo coronavírus no Brasil. A reforma e a ampliação do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij) de Mariana foram concluídas e entregues ao município em 15 de maio. As obras haviam sido suspensas em 20 de março devido à pandemia de coronavírus, mas foram retomadas no início de abril. Os cerca de 60 profissionais de saúde e proteção social que atuam em Mariana e Barra Longa (MG) seguem com suas atividades de atenção ao público atingido, sob a gestão dos secretários municipais de Saúde. A 12ª Vara Federal determinou o repasse, a título de verba compensatória, de R$ 84 milhões ao Governo de Minas Gerais e de R$ 36 milhões ao Governo do Espírito Santo para reforçar o combate à pandemia do novo coronavírus, em especial nos municípios da bacia do rio Doce. O montante total (R$ 120 milhões) encontrava-se depositado em garantia do juízo pelas empresas mantenedoras da Fundação Renova e está sendo usado, em sua maioria, para a aquisição de ventiladores pulmonares. O fundo de capital de giro Desenvolve Rio Doce, criado pela Fundação Renova em 2017 e gerido pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), adotou ações emergenciais de apoio a micro e pequenas empresas de municípios atingidos em virtude da crise causada pela covid-19. Além de reduzir a taxa de juros para 0,45% ao mês para crédito a micro e pequenas empresas, o Imposto sobre Operação Financeira (IOF) e a Tarifa de Análise e Abertura de Crédito (TAAC) passam a ser incluídos no financiamento. O fundo é destinado a empreendimentos nos municípios afetados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). A Fundação Renova auxilia trabalhadores informais a se tornarem Microempreendedores Individuais (MEI). Estão no ar mapas colaborativos do projeto #fiqueemcasa para as cidades de Linhares, no Espírito Santo, e Mariana, Governador Valadares e Ipatinga, em Minas Gerais. A Fundação Renova apoia a distribuição de vídeos educativos para estudantes da rede municipal de Mariana (MG). Fruto de parceria com a Companhia Lunática, a série de 15 vídeos, com duração de 10 a 12 minutos, é publicada às segundas, quartas e sextas-feiras no canal do Youtube do Mundo Jojoba e enviados via WhatsApp para as comunidades escolares. Os conteúdos são lúdicos e educativos, incluindo jogos da cultura popular, contação de histórias, música e dança.
Os bairros da Zona Norte de São Paulo têm sofrido um grande impacto nas últimas semanas pela pandemia do Coronavírus. Os números de pessoas infectadas pelo COVID-19 ou que têm perdido suas fontes de renda não param de crescer. Por isso, precisamos da sua ajuda para enfrentarmos juntos este momento que desafia a nossa sociedade!
O movimento ZN contra o Covid-19 MOVIMENTO ZN CONTRA O COVID-19 NASCEU PARA ESTENDER A MÃO DE QUEM QUER FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DOS MORADORES DA REGIÃO.
As empresas do Grupo Baumgart de maneira colaborativa organizaram este movimento para mobilizar pessoas dispostas a contribuir de forma positiva durante a pandemia e ajudar as comunidades. Dessa forma, sua doação será convertida em:
Philip Yang, fundador do Instituto Urbem (Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole), é o entrevistado desta sexta, dia 10 de julho, às 11h, na Live do Valor. A entrevista será conduzida pela repórter especial do Valor, Marli Olmos. Philip Yang vai abordar o que mudará nas cidades em razão da pandemia. Qual será o modelo de vida urbana e quais transformações podem ocorrer na relação da moradia com o trabalho e mobilidade? A intolerância dos meios urbanos com a diversidade tende a se potencializar ou diminuir? A pandemia agravará a desigualdade? O Instituto Urbem é um centro que busca promover projetos de impacto urbano e de busca de cidades melhores, voltados ao poder público, setor privado e sociedade civil. Philip é mestre em Administração Pública pela J.F. Kennedy School of Government, Harvard University. Serviu como diplomata de carreira do serviço exterior brasileiro entre 1992 e 2002. É formado em Música na Academia Superior de Música Franz Liszt (Budapeste). Foi membro dos conselhos de cidades em São Paulo e Rio de Janeiro e atua como membro de conselhos em diversas instituições voltadas ao debate sobre arquitetura e urbanismo no Brasil.
Iniciativa sem fins lucrativos, que nasceu para distribuir alimentos orgânicos de forma recorrente. Primordialmente, destinado para as famílias em situação de vulnerabilidade social nesse momento de crise e isolamento por causa da pandemia do COVID-19.
A ação proporciona, ademais, apoio para a cadeia de produtores rurais envolvidos. Assim, gerando renda e produtividade em prol de famílias em diferentes regiões do país.
Emergência Covid-19 – Coordenação de ações da filantropia e do investimento social em resposta à crise é uma iniciativa do GIFE para contribuir com a articulação e a colaboração entre as organizações de filantropia para que possamos responder ao atual momento da forma mais efetiva, eficiente e com o maior impacto positivo possível na superação desse desafio e de todos os danos por ele provocados.
A situação atual traz impactos para a sociedade como um todo e afeta de forma ainda mais contundente as pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Além disso, é imprescindível fortalecermos o Sistema Único de Saúde (SUS). Acreditamos que todas e todos, em nível individual e institucional, temos uma enorme responsabilidade compartilhada enquanto cidadãs e cidadãos.
Assim, institutos, fundações, empresas e outras organizações que se dedicam a contribuir com os diversos desafios da agenda pública, por meio de iniciativas de filantropia e investimento social privado, têm um papel fundamental a cumprir no atual contexto. A filantropia brasileira tem recursos financeiros, humanos, conhecimento, ferramentas, capital social, base de apoio, redes e uma conexão valiosa com a sociedade civil organizada. Todos esses elementos são essenciais nesse momento.
O contexto nos convoca e ao mesmo tempo nos apresenta uma enorme oportunidade de desenvolvimento no que diz respeito a nossa capacidade de colaboração e cooperação.
Para que possamos aproveitá-la e atender a esse chamado de interesse coletivo, se faz necessária a criação de espaços e ferramentas para que a colaboração possa acontecer e se desenvolver, com o desafio adicional de que o tempo de resposta é uma variável vital.
Essa plataforma procura contribuir com esse movimento que já vem acontecendo de forma espontânea desde o início da emergência.
Assim, convidamos todas as organizações de filantropia e investimento social privado a se somarem nessa missão coletiva.
Para entrar em contato conosco, escreva para [email protected]
Para entrar em contato conosco a respeito desta iniciativa, escreva para [email protected]