Monitor das doações ABCR E MOVIMENTO POR UMA CULTURA DE DOAÇÃO
Atualizado diariamente pela ABCR com dados públicos e coletados diretamente na internet e em plataformas.
Saiba mais sobre as ações emergenciais dos investidores sociais na Base de Projetos.
Inclua e/ou atualize suas iniciativas emergenciais na área restrira de associados.
A Central de Transparência Doações Covid é uma plataforma que reúne informações sobre a destinação do montante de recursos mobilizado durante a […]
Após um boom no início da crise sanitária, volume de dinheiro destinado aos mais vulneráveis diminuiu. Entidade ligada ao combate […]
Este material traz um resumo gráfico dos principais pontos debatidos no workshop “Desafios da implementação de políticas públicas em contextos […]
As políticas públicas têm um papel central para enfrentar os desafios impostos pela pandemia à sociedade.Por isso, separamos alguns materiais que abordam o tema da implementação […]
Ceará offers a model for rebuilding schools after the pandemic
Não apenas em função da infraestrutura e recursos existentes, mas principalmente através de estratégias que levem em consideração as características […]
Durante a #pandemia, milhares de supervisores municipais e visitadores domiciliares de programas sociais precisaram buscar soluções criativas para continuar atendendo famílias […]
Movimento ganhou tração a partir da crise sanitária e representa novo patamar para a filantropia no país.A pandemia de covid-19 […]
O cenário instaurado pela Covid-19 exige uma visão ampla, colaborativa e integrada de todos os protagonistas da comunicação. Pensando nisso, […]
Muitas reportagens mostram que além da crise sanitária e das mais de 600 mil mortes, a pandemia expôs e aprofundou […]
Segundo estudo da Universidade Livre de Berlim, a insegurança alimentar grave — como é chamada a fome na linguagem técnica […]
COVID-19 changed the way people move around cities. In 2020, demand for travel dropped dramatically, and many urban areas enforced […]
A Central de Transparência Doações Covid é uma plataforma que reúne informações sobre a destinação do montante de recursos mobilizado durante a pandemia, promovendo a transparência na atuação da filantropia e do investimento social privado no período!
Na plataforma Central de Transparência Doações Covid, investidores sociais ou gestores dos recursos filantrópicos dirigidos à emergência comunicam como investiram os recursos doados e os resultados das suas ações/doações através do preenchimento de um formulário online simplificado, podendo também disponibilizar outros relatórios e materiais que tenham sido produzidos por sua organização ou empresa.
A partir da inclusão dos dados individuais de cada organização ou empresa, a plataforma gera um conjunto de gráficos das diversas contribuições efetivadas pelo setor na resposta à emergência.
Após um boom no início da crise sanitária, volume de dinheiro destinado aos mais vulneráveis diminuiu. Entidade ligada ao combate à fome diz que recursos são insuficientes diante de uma demanda crescente
Este material traz um resumo gráfico dos principais pontos debatidos no workshop “Desafios da implementação de políticas públicas em contextos de crise”.
As políticas públicas têm um papel central para enfrentar os desafios impostos pela pandemia à sociedade.
Por isso, separamos alguns materiais que abordam o tema da implementação de políticas públicas para a primeira infância durante a crise da Covid-19.
Ceará offers a model for rebuilding schools after the pandemic
Não apenas em função da infraestrutura e recursos existentes, mas principalmente através de estratégias que levem em consideração as características de cada um dos bairros e territórios. Isso por que a pandemia agrava problemas urbanísticos, socioeconômicos e sanitários constituídos (e não resolvidos) historicamente.
O Especial Coronavírus do LabCidade foi criado para acompanhar as formas como o novo coronavírus tem atingido as cidades (especialmente, mas não exclusivamente, a cidade de São Paulo), os impactos e dimensões urbanos da pandemia, particularmente em relação ao tema da moradia. O objetivo é reunir, acompanhar e tornar visíveis dados e informações, assim como campanhas e ações que estão sendo postas em prática e disseminadas em grupos virtuais, redes de apoio, coletivos com atuação em determinados territórios ou mesmo notícias nas mídias, nacionais e internacionais. A proposta é agrupar e organizar estes conteúdos de forma a fortalecer, potencializar e compartilhar essas reflexões e práticas que vêm sendo construídas de forma coletiva e em rede.
Durante a #pandemia, milhares de supervisores municipais e visitadores domiciliares de programas sociais precisaram buscar soluções criativas para continuar atendendo famílias em situação de vulnerabilidade econômica e em localidades isoladas.
Confira na reportagem do UOL – Universo Online algumas das alternativas encontradas por esses profissionais!
Movimento ganhou tração a partir da crise sanitária e representa novo patamar para a filantropia no país.
A pandemia de covid-19 alavancou em 71% o investimento social do setor privado, que atingiu R$ 5,3 bilhões em 2020, um volume inédito, de acordo com levantamento do GIFE.
O cenário instaurado pela Covid-19 exige uma visão ampla, colaborativa e integrada de todos os protagonistas da comunicação. Pensando nisso, o Núcleo de Estudos de Rádio (NER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mantendo sua robustez científica, criou o “Covid-19 e comunicação: um guia prático para enfrentar a crise” como uma cartilha de orientação e divulgação. São abordados temas como: a necessidade de cuidado e responsabilidade no processo de difusão de informação; como combater fake news; economia e trabalho durante a pandemia e a parceria como um fator importante para a superação desse momento.
Muitas reportagens mostram que além da crise sanitária e das mais de 600 mil mortes, a pandemia expôs e aprofundou as desigualdades sociais que marcam o território brasileiro. Mas, quais indicadores revelam essa situação nacional? Como a pandemia atingiu de formas diferentes ricos e pobres? Essas são algumas questões abordadas na nova edição do Mapa da Desigualdade.
Segundo estudo da Universidade Livre de Berlim, a insegurança alimentar grave — como é chamada a fome na linguagem técnica — atingia 15% dos domicílios brasileiros em dezembro de 2020. Esse percentual chegava a 20,6% nos lares com crianças e jovens de 5 a 17 anos.
COVID-19 changed the way people move around cities. In 2020, demand for travel dropped dramatically, and many urban areas enforced restrictions on movement through lockdowns in a bid to control the impact of the pandemic. These lockdown periods throughout most of 2020 provided a rare glimpse into a world with reduced motorized travel. Images of calmer streets, clear skies and wildlife venturing into urban areas emerged around the world. Lockdowns also encouraged greater demand for non-motorized travel.
Emergência Covid-19 – Coordenação de ações da filantropia e do investimento social em resposta à crise é uma iniciativa do GIFE para contribuir com a articulação e a colaboração entre as organizações de filantropia para que possamos responder ao atual momento da forma mais efetiva, eficiente e com o maior impacto positivo possível na superação desse desafio e de todos os danos por ele provocados.
A situação atual traz impactos para a sociedade como um todo e afeta de forma ainda mais contundente as pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Além disso, é imprescindível fortalecermos o Sistema Único de Saúde (SUS). Acreditamos que todas e todos, em nível individual e institucional, temos uma enorme responsabilidade compartilhada enquanto cidadãs e cidadãos.
Assim, institutos, fundações, empresas e outras organizações que se dedicam a contribuir com os diversos desafios da agenda pública, por meio de iniciativas de filantropia e investimento social privado, têm um papel fundamental a cumprir no atual contexto. A filantropia brasileira tem recursos financeiros, humanos, conhecimento, ferramentas, capital social, base de apoio, redes e uma conexão valiosa com a sociedade civil organizada. Todos esses elementos são essenciais nesse momento.
O contexto nos convoca e ao mesmo tempo nos apresenta uma enorme oportunidade de desenvolvimento no que diz respeito a nossa capacidade de colaboração e cooperação.
Para que possamos aproveitá-la e atender a esse chamado de interesse coletivo, se faz necessária a criação de espaços e ferramentas para que a colaboração possa acontecer e se desenvolver, com o desafio adicional de que o tempo de resposta é uma variável vital.
Essa plataforma procura contribuir com esse movimento que já vem acontecendo de forma espontânea desde o início da emergência.
Assim, convidamos todas as organizações de filantropia e investimento social privado a se somarem nessa missão coletiva.
Para entrar em contato conosco, escreva para [email protected]
Para entrar em contato conosco a respeito desta iniciativa, escreva para [email protected]